1º post: o que são REITs e como investir

Por: Eliseu Manica

Olá! É com imenso prazer que faço a primeira postagem em meu novo blog. Me chamo Eliseu Mânica Júnior, sou analista financeiro, investidor, empreendedor, (sendo sócio fundador de quatro empresas, nas áreas de negócios imobiliários, finanças, educação financeira e seguros e previdência) trabalhando há mais de dez anos no mercado financeiro.
Nasci no interior do RS, já morei em Porto Alegre, Salamanca-Espanha, São Paulo e agora estou morando em Miami-USA. A ideia desse blog é trazer um pouco mais do modo de vida nos Estados Unidos, falar sobre investimentos, finanças, startups e empreendedorismo (de preferência não o de palco!).
O que são REITs?
Nesse primeiro post vou falar mais sobre um investimento que vem ganhando cada vez mais projeção no Brasil e espaço na carteira dos investidores: os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs).
Nos Estados Unidos, os FIIs são conhecidos como Real Estate Investment Trust (REITs). Eles foram criados na década de 60, através de uma autorização do Congresso Americano, sendo que existem três tipos de REITs: os Mortgate REITs (REITs de hipotecas, os conhecidos REITs de “papel”); os Equity REITs (fundos de tijolos) e os que mesclam ambos. Os Equity Reits são os mais negociados, correspondendo a 90% da negociação no mercado americano.
No Brasil 95% da renda dos FIIs deve ser distribuída, enquanto que nos EUA esse número é de 90% da renda tem obrigação de ser distribuída.
Tamanho do mercado de REITs e mais números
O mercado financeiro americano é gigantesco e quanto aos REITs não podia ser diferente, sendo que nos EUA o mercado é de US$ 857 bilhões!!! No Brasil esse mercado é de cerca de US$ 8 bilhões, ou seja, o mercado de REITs é 107 vezes maior que o mercado de FIIs!!!! Note que apenas esse número mostra a pujança do mercado de REITs comparados com os FIIs no Brasil. Isso é importante salientar, pois há uma maior possibilidade de escolhas para investimentos, tornando o “aquário” americano com muito mais opções de investimentos.
Outro fato que corrobora com o valor de mercado de REITs é o número de REITs listados na NYSE em fevereiro de 2016: 198 REITs, enquanto que mais de 1100 REITs não estão registrados na Stock Exchange Comission (SEC) ou são negociados por lá.
Mais uma atratividade: o alto retorno!
Sabia que o retorno médio de 1972 a 2012 no mercado de REITs foi de 13,50%, considerando os dividendos? Não acredita? Olhe na figura abaixo:
Equity REITS - Fundos de Investimento Imobiliário nos EUAA média de renda anual distribuída pelos REITs foi de 7,98% ao ano, sendo que esse valor reinvestido e somado com o retorno da valorização das cotas, leva a um retorno composto anual de 13,50% ao ano. Isso é muito alto, ainda mais considerados a taxa de juros e a inflação nos EUA. Cabe salientar que os REITs são uma proteção natural contra a inflação.
Sendo assim, nota-se o quão vantajoso é o investimento em REITs, possuindo maior liquidez que o mercado de FIIs no Brasil e retorno altíssimos tanto quanto.
Ficou interessado sobre mercado internacional e REITs e quer saber mais sobre investir no exterior, como abrir um cadastro e mais detalhes? Clique aqui.
Já aproveitando, nessa última sexta-feira, conversei um pouco com o pessoal da XP Securities, diretamente de Miami, com a estrategista-chefe de alocação internacional , Livia Mansur, assim como com o Philipe Pizzari Pinto (chefe da mesa de operações da Xp Securities Miami). Para você que quer ter acesso gratuito, basta acessar o link e se cadastrar para esse Hangout sobre investimentos no Mercado Internacional e nos EUA.
Um grande abraço e até breve!


Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes