A importância da saúde física e mental em nossas operações.

Por: Renan Schaefer

Afinal, de que adianta correr atrás de dinheiro durante a vida inteira para chegar a um ponto da vida onde o dinheiro servirá apenas para recuperar a saúde perdida ao longo da vida? De que adianta perder a cabeça, deixar de aproveitar momentos bons com a família, com amigos e ficar desesperado em saber como abrirá o mercado no dia seguinte? Será que vale a pena perder noites de sono, momentos de alegria por ter tomado riscos muito maiores do que deveríamos, acreditando que “agora vai”?
A OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como sendo “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Ao perder horas de sono, momentos de alegria, e deixando de cuidar de nosso bem mais precioso, nossa vida, estamos perdendo saúde, e consequentemente o equilíbrio entre nossos objetivos – o acumulo de patrimônio em muitos casos -, e a ferramenta necessária para chegar a esse objetivo, o nosso corpo e nossa mente.



Tendo isso em vista, de nada adianta viver em função do dinheiro, o dinheiro, assim como todas as recompensas durante nossa vida, são consequências dos nossos atos, de nossos esforços. Ao traçarmos objetivos em nossas vidas, seja de acumular patrimônio, alcançar um cargo, ter um valor “x” na conta bancária, enfim, chegar a algum lugar, jamais podemos esquecer que para isso precisamos ter nosso corpo e nossa mente em ordem, pois sem isso, não teremos ferramentas para chegar a lugar algum.
E o que isso tem a ver com o mercado, com investimentos? Bom, ao tomar riscos demasiados, não saber o que se está fazendo, perder noites de sono, ficar na angústia de operar para recuperar perdas sofridas no decorrer do caminho, ou simplesmente operar por vício e não pensar, falar ou fazer outra coisa. Na vida, tudo é equilíbrio, portanto, ao operar, estude, busque coisas novas, mas não deixe que os rumos do mercado influenciem na sua vida de maneira tão brusca. Pratique esportes, estude, saia com seus amigos, aproveite sua família e os momentos que a vida tem a oferecer.

Curso de Introdução à Bolsa de Valores

Clique para acesso ao curso.


Para que isso não aconteça, o mais importante é que tenhamos corpo e mente sempre alinhados, estudando, fazendo exercícios, tendo uma vida social feliz, caso contrário, pode ter certeza que o desempenho que se terá no mercado será muito aquém daquilo que desejamos, fazendo com que se entre numa ciclo negativo difícil de se sair. Digo isso, porque já perdi várias noites de sono, já deixei de sair por preocupação com posições que carregava, deixava de me cuidar por estar mentalmente cansado e estressado. Nada disso me trouxe benefícios. Muito pelo contrário.
O mercado não vai fazer de você uma pessoa mais feliz, mas pode fazer com que você perca muito mais do que “apenas” seu dinheiro. Portanto, se cuide, estude, cuide de sua saúde – no sentindo amplo da palavra -, e pode ter certeza que o seu desempenho e sua vida serão muito melhores e prazerosas. Aproveite as ferramentas que a vida lhe oferece, só cuidado pra não jogar uma chave de fenda no motor e quebra-lo.

LEIA TAMBÉM

Como evitar pagar imposto em operações de renda variável →

Balanços nas empresas de capital aberto →

Ajuste Diário no Mercado Futuro →

Ibovespa está a 53.5% do topo histórico →

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes