A importância dos ganhos acima da inflação para o investidor conservador

Por: Felipe Fontana

Busque retornos acima da inflação para não perder o poder de compra do patrimônio ao longo do tempo.

Durante muito tempo a inflação foi o grande temor do brasileiro. Os mais vividos já passaram por períodos inflacionários que ultrapassavam os três dígitos. Os mais novos estão começando a sentir os efeitos dos aumentos dos preços nos últimos três anos. Para quem possui investimentos e tem o planejamento de criar reservas para o médio e longo prazo, é fundamental ter uma rentabilidade acima da inflação. Se não conseguires alcançar essa rentabilidade, terás que trabalhar cada vez mais para adquirir ativos.
Para quem tem investimentos conservadores com foco de investir no médio e longo prazo, deve-se tomar cuidado para que seus investimentos alcancem uma rentabilidade acima da inflação, o que é mais conhecido como “juro real”.

Poupança perdendo para a inflação nos últimos anos
Ultimamente temos alertado a maioria das pessoas da forma que a população brasileira investe o seu dinheiro, e que acarretará sérios problemas no futuro. Segundo o Banco Central, existem aplicados na caderneta de poupança em torno de R$ 650 bilhões de reais em todo território nacional. O grande problema é como essa aplicação vem perdendo poder de compra nos últimos períodos. No ano de 2015, a poupança rendeu em torno de 7,02%, enquanto a inflação medida pelo IPCA (Índice de preços ao Consumidor Amplo) atingiu 10,48%. Essa perda de rentabilidade da caderneta de poupança para inflação ocorreu pelo menos 4 anos desde 2009. Levando em consideração que a maioria dos preços dos imóveis é atrelada à inflação, o cidadão comum fica cada vez mais longe de investir na sua cada própria, além de ter que trabalhar cada vez mais para manter o mesmo padrão de vida que vem levando, já que a alta dos preços dos produtos básicos sempre estará subindo.
Opções com a mesma segurança da poupança e ganhos acima da inflação
No mercado financeiro existem muitas aplicações com a mesma segurança da poupança e com rentabilidade que pode chegar ao dobro da caderneta. Um desses exemplos são o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário), que são títulos utilizados para financiar o setor agrícola e imobiliário em troca de uma rentabilidade. Essas aplicações possuem a mesma segurança e garantia que a poupança, mas com rentabilidade 70% superior e, além do mais, com isenção de Imposto de renda até o momento.
Outro investimento que também possui essa segurança é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Esse título você empresta para o banco financiar suas atividades em troca de uma rentabilidade. Hoje no mercado estão disponíveis CDB´s pagando taxas que mesmo descontando imposto de renda atingem uma rentabilidade acima da inflação.
Quando utilizamos o termo “segurança”, estamos nos referindo que todas essas aplicações citadas possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito até R$ 250.000,00 por CPF e instituição financeira. Esse fundo funciona como um “seguro” no caso da instituição financeira ter problemas no futuro.

Outra possibilidade de investimento que pode ser realizada é o tesouro direto (títulos públicos), onde o investidor financia o tesouro nacional, em troca de uma rentabilidade que pode ser uma taxa pré-fixada, pós-fixada ao juro da economia ou atrelada à inflação. Esse título poderá render até o dobro da poupança, dependendo da situação das taxas de juros da economia e é muito recomendado para quem quer investir para um horizonte acima de 5 anos. Os títulos públicos possuem a garantia do tesouro nacional, portanto, risco soberano, podendo ser considerado um dos mais seguros da nossa economia.
Curso Aprenda a Investir o Seu Dinheiro
 
 
 
 
 
 
 
Existe um mundo fora da poupança e hoje vimos alguns tipos de aplicações que são consideradas conservadoras, trazendo rentabilidades muito superiores e que irão lhe proteger da inflação. O interessante é sempre comparar antes de investir. A educação financeira é a chave para uma melhor qualidade de vida para você e seus entes queridos.
Contate um Assessor da Experato Investimentos
 
Felipe Fontana
Especialista em Finanças e Mercado de Capitais pela Unijui
Agente Autônomo de Investimentos credenciado pela CVM

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes