[Agrícolas] Mercado Futuro movimenta até 200 bilhões de dólares diariamente no mundo todo.

Por: Felipe Fontana

Bem-vindo ao Blog Agrícolas do Central do Investidor.
Nesse canal, discutiremos sobre um dos maiores mercados do mundo, onde se movimenta de 70 a 200 bilhões de dólares diariamente: O mercado futuro de commodities.
Para entender esses conceitos, commodities, que na língua inglesa significa mercadoria, são produtos de baixo valor agregado que não sofrem processo de alteração. Exemplo: frutas, legumes, grãos, metais. Muitas vezes a palavra commodities pode ser sinônimo de matéria prima, porque são produtos usados na criação de outros bens.
Para um bem ser uma commodity, é fundamental que tenha um padrão, que em qualquer lugar do mundo tenha a mesma qualidade e medida. Um exemplo disso é a soja, negociado em Bushel, onde qualquer comprador ou vendedor do mundo consegue negociar essa commodity com o mesmo padrão. O Brasil é um dos grandes produtores de commodities do mundo, como café, soja, laranjas, petróleo, alumínio, minério de ferro e etc.
As commodities podem ser divididas em quatro categorias:

  • Commodities minerais: petróleo, ouro, minério de ferro, etc.
  • Commodities financeiras: real, euro, dólar, etc.
  • Commodities ambientais: água, madeira, energia, etc.
  • Commodities agrícolas: soja, trigo, café, algodão, borracha, etc.

Outro conceito importante é o contrato futuro, que são utilizados por investidores no mundo todo tanto nas estratégias de proteção de preço por parte de produtores, quanto na especulação de preços, por parte de investidores objetivando auferir altos ganhos financeiros.



Contratos futuros são acordos de compra ou venda de ativos para uma data futura a um preço estabelecido entre as partes quando da negociação.
Os contratos futuros são padronizados em relação à quantidade e qualidade do ativo, formas de liquidação, garantias, prazos de entrega, dentre outros, e tem negociação apenas em bolsa.
No próximo artigo, entraremos mais a fundo em contratos futuros e seus respectivos códigos.
Até lá!

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes