Bitcoin é considerado Investimento?

A valorização de um Bitcoin é algo que tem chamado à atenção nos últimos anos, principalmente quando o seu valor ultrapassou uma onça de ouro.
Mas o que são Bitcoins?
Bitcoin nada mais é que uma moeda! Uma moeda digital. Não existe uma forma física, é uma série de código que pode ser comprado através de uma carteira virtual. Se o comprador perder essa série de código, perdeu o acesso aos seus Bitcoins.
Esta moeda virtual tem suas peculiaridades. Diferentemente das moedas físicas como o real e dólar, ela não está atrelada a nenhum governo e não tem regulamentação de um Banco Central.
Mas ai vem à questão: Bitcoin é considerado investimento?
Fazendo uma analogia simples, quando você coloca o seu dinheiro em uma roleta de cassino é considerado investimento?
Por não haver nenhum tipo de lastro ou regulamentação é considerada uma aposta. Aposta essa que tem um histórico de muita volatilidade e retorno.

Perspectivas

Comprar Bitcoin na atualidade (ver preço atual) pode levar o comprador a alguns cenários futuros:

  1. A moeda virtual que é apontada como um futuro irreversível continuar valorizado e trazer grandes retornos.
  2. Observar concorrentes surgindo, dividindo o marketing share, reduzindo a demanda e resultar em desvalorização.
  3. Por se tratar de uma moeda sem regulamentação e de difícil rastreio, (utilizada para tentar ocultar valores recebidos de corrupção, sequestro e diversos outros crimes) ser duramente combatida pelos governos.
  4. Surgir uma moeda digital regularizada e aceita por diversos países substituindo, levando os Bitcoins a uma desvalorização que pode ocasionar em seu valor próximo a zero.

Os Bitcoins sugiram em 2008, têm quase uma década de existência e seu futuro é uma grande incógnita. Como investidor você tem de pensar a sua decisão levando em consideração o risco em relação ao retorno. Porém, hoje ainda é difícil compreender todos os riscos que cercam esta moeda digital.

Artigos relacionados

plugins premium WordPress