Diversificação é a Melhor Estratégia?

Diversificação é a Melhor Estratégia?
“Não coloque todos os ovos em uma única cesta”; “Diversificar ajuda a mitigar risco”… São frases comuns, repetidas por inúmeros consultores financeiros sempre ao iniciar alguma explicação sobre investimentos.
Mas será que você entende o que isto significa?
Investir em vários produtos é considerado diversificação?
Se o conceito de risco é ter um resultado diferente do esperado, então em renda variável diversificar significa evitar obter ganhos superiores?

Se realmente é a melhor estratégia, por que Warren Buffett, um bilionário, um dos maiores investidores do mundo, soltou a seguinte frase no ar:
“Diversificação só é necessário quando os investidores não entendem o que estão fazendo”.
Vamos esclarecer todos esses argumentos.
Ao fazer uma carteira diversificada não basta ter vários ativos, tem que ser considerado se os produtos atendem a uma variação de estratégia, liquidez e risco diferente entre si.
Uma carteira pode ter apenas produtos de renda fixa e ser diversificada, contendo CDB’s atrelado ao CDI, IPCA e PRÉ- Fixado.
Sim! A diversificação é um consenso no Brasil. Ela pode diminuir o risco e aumentar o retorno.
O principal fator antes de montar uma carteira de investimentos é ter conhecimento sobre o perfil de quem vai aplicar. Saber seus objetivos, quanto este está disposto ao risco para obter uma diversificação ideal.
“E quanto à frase do Warren Buffett?”
Ao chegar ao mesmo nível dele com certeza não precisa mais diversificar, vai ter total compreensão do mercado financeiro, e não só isso, sinalizar alguma compra vai fazer milhares de seguidores replicarem o movimento, mesmo sem saber o porquê estão escolhendo este ativo. Mas enquanto continuar investindo no Brasil, uma economia muito nova, que sua moeda não tem 30 anos de criação é melhor continuar diversificando.

“Não guarde o que resta depois de gastar, mas sim gaste o que sobrou depois de guardar”. Warren Buffett

LEIA TAMBÉM

Você está resgando dinheiro e achando isso normal →

10 termos que todo investidor precisa conhecer →

Vale a pena comprar imóvel? →

Bitcoin é considerado investimento? →

Artigos relacionados

plugins premium WordPress