O SUITABILITY E O PERFIL DO INVESTIDOR

Por: Eliseu Manica


 
O termo é inglês, pode até soar estranho, mas possui um significado muito simples, aptidão. O Suitability é uma ferramenta utilizada pelas corretoras e que tem como objetivo classificar o investidor através de um questionário que deve ser preenchido, quanto ao seu perfil de risco.  Existe uma diversidade de investimentos hoje no Brasil, desde os mais conservadores, até os considerados mais agressivos e para investirmos de forma adequada, e evitar futura “dor de cabeça”, se faz importante a análise de qual perfil o investidor se enquadra.
Nesse aspecto, existem três perfis distintos que devem ser observados e não devem ser negligenciados pelo investidor, sendo eles: conservador, moderado e agressivo.
De forma bastante simples, o conceituado especialista em finanças Lawrence J. Gitman divide as aplicações financeiras em dois grupos básicos, os de renda variável e os de renda fixa, sendo os primeiros aqueles que podem variar o principal e se desconhece o rendimento futuro e os de renda fixa, que tem uma característica de render juros baseado no tempo, uma espécie de aluguel de dinheiro.
Então vamos ver um pouco sobre cada perfil:
CONSERVADOR
O Conservador é aquele investidor que preza na hora de aplicar seu dinheiro por Segurança e possui certa aversão ao risco. Logo, investimentos como renda variável e aplicações com maiores oscilações não são toleradas. Normalmente a carteira indicada é formada com ativos 100% em renda fixa.   A palavra chave aqui é Segurança!
MODERADO
Esse perfil busca pelo chamado “meio termo”. Tolera um risco um pouco maior, optando por um portfólio com ativos mais diversificados, seja em renda fixa e renda variável. O recomendado por especialistas é um percentual de 70% em renda fixa e 30% em renda variável.
AGRESSIVO
Sem dúvidas que esse perfil preza por uma maior rentabilidade, pois conhece o mercado financeiro com mais afinco, sem necessidade de alta liquidez dos seus ativos e, além disso, tolerando medianas oscilações, bem como o RISCO.

Mas e por que seguir essa classificação na hora de Investir?
O mercado financeiro é bastante amplo. Saber qual o seu perfil e respeitá-lo será primordial para realizar boas escolhas na hora da alocação. Fazer um planejamento adequado e evitar aplicações que não condizem com a sua expectativa, ainda mais quando se está iniciando, é o ideal.
Resumindo…
– Descubra o seu perfil de investidor;
– Respeite esse perfil no momento da alocação;
– Busque sempre o auxílio de um profissional;
– A máxima que nunca sai de moda: ESTUDE!
E claro, se comprometa sempre com seus objetivos. Lembrando que: o melhor investimento é sempre aquele adequado ao seu perfil.
 
E você, já sabe qual o seu perfil de Investidor?
Um abraço, e até a próxima!
Samantha Thielke
samantha@experato.com.br

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes