Um Guia muito Básico para Começar a Investir – 10 termos que você precisa conhecer

Quem não precisa de dinheiro para sobreviver?
Muitos podem dizer que dinheiro não é tudo e nem garantia de felicidade, mas com certeza ter dinheiro é básico para a sobrevivência, exceto se você mora em uma tribo indígena isolada do mundo e, portanto, não vai ler esse texto.
Pode estar se perguntando agora: “Mas existe tribos indígenas que tem até internet”. Só existe internet lá por que alguém gastou dinheiro para que este recurso chegasse.
Partindo do princípio de que dinheiro é básico, a importância de ter um reserva financeira constituída é uma premissa recorrente em nossas vidas. Gastos extras com saúde, educação, eventual desemprego estão presentes no dia a dia.
Para tentar ajudar o público que está começando a perseguir o objetivo de ter um colchão financeiro, separei alguns termos que vão escutar sempre que tratar do assunto:

Colchão Financeiro

É uma das regras básicas das finanças pessoais. Determina que tenhamos uma reserva de emergência para despesas imprevistas.

CDI

Principal indexador de mercado quando se fala em investimentos. É a taxa usada pelos bancos para emprestarem dinheiro entre si.

Indexador

Todo investimento em Renda Fixa paga seus investidores baseado em algum índice e esse índice é um Indexador.

Liquidez

Quanto maior a liquidez, mais rápido você consegue tirar o dinheiro de uma aplicação. Se alguém te oferecer um CDB de liquidez diária, significa que você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento.

Rentabilidade

O quanto de dinheiro um investimento te trouxe de volta.

Risco

Ter um retorno diferente do esperado. Isso não significa ter rentabilidade inferior, pode haver o risco de ter um retorno acima ou abaixo do esperado.

Benchmark

É o objetivo a ser alcançado por determinado investimento.

Corretora de Valores

São instituições financeiras que têm por objetivo intermediar apenas os seus investimentos.

Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

É uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, até determinado valor, em caso de intervenção, de liquidação ou de falência.

Carteira

Significa o conjunto de investimentos de uma pessoa/ empresa.
O mercado financeiro é complexo, com uma extensa lista de palavras peculiares a este seguimento. Mesmo tendo um profissional para auxiliar a sua tomada de decisão, precisamos conhecer algumas premissas básicas.
Afinal se calcularmos quanto tempo de nossas vidas foi dedicado ao trabalho, perceberá que o fruto dele é muito importante, e não pode ter o seu destino decidido exclusivamente por terceiros.

Artigos relacionados