Você sabe o que é o movimento desbancarização?

Por: Tarciso Fontana


É um processo que iniciou nos EUA e na Europa com o surgimento de instituições financeiras de pequeno e médio porte que deram fluidez ao mercado dos EUA principalmente. Hoje o mercado americano contabiliza mais de 4 mil bancos e com a concorrência trouxe serviços melhores e mais baratos. No Brasil pelo menos 5 instituições estão absolutas no controle bancário do país. Isso é bom ou ruim?? Porque mais corretoras e bancos digitais estão surgindo??
Nossa herança de investimento ainda está ligada aos anos de inflação, 9 tipos de moedas e vários pacotes econômicos. A ligação entre deixar dinheiro na poupança ou investir em algo tangível, como bens móveis, imóveis e joias, eram considerados muito mais seguros.
Como um movimento contrário à concentração bancária, o verbo desbancarizar é não depender dos bancos para investir o seu dinheiro, principalmente, a médio e longo prazo.  O investidor pode encontrar diversidade na procura dos produtos financeiros é ter liberdade para analisar e saber o que é melhor para seu perfil. Além do mais, hoje, o investidor de bancos tradicionais estão a mercê do direcionamento da instituição bancária, poucos produtos em seu portfólio de investimento e, muitas vezes, não identificando a real necessidade do cliente. Veja bem, não estou aqui falando mal dos bancos, mas sim estimulando a educação financeira e despertando o interesse do investidor em produtos, mais rentáveis e seguros, que hoje existem e estão à disposição de qualquer cliente.
Nas corretoras e escritórios, como a nossa empresa Experato Agente Autônomo de Investimento – que representa XP Investimentos por exemplo, é possível encontrar um profissional que é especialista em investimentos, focado na necessidade do cliente, procurando a melhor rentabilidade para a carteira. Este profissional é o Agente Autônomo de Investimento que deve ser certificado pela ANCORD e credenciado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) – Autarquia Vinculada ao Ministério da Economia que tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. Nossa plataforma é conhecida como um shopping center de investimentos onde podemos encontrar mais de 400 fundos e mais de 40 bancos para investir de acordo com o perfil e objetivo do cliente com a mesma segurança.
Por esses motivos que este movimento está ocorrendo no Brasil. Vários setores da economia estão se transformando com muita rapidez e nos investimentos não poderia ser diferente. É preciso reavaliar nossa cultura antiga sobre investimentos. A maneira de se investir mudou e necessita de um olhar profissional com disciplina e principalmente educação financeira. Faça parte dessa mudança, compare investimentos, busque informações para gerar rentabilidade com segurança.
Para mais informações:
Whatsapp: whats.link/tarcisofontana
Acesse www.experato.com.br
Acesse www.centraldoinvestidor.com
Nos contate Experato Agente Autônomo de Investimentos.
Tel: 3313 1992 e 99623 6874 ou nos visite end: Marechal Floriano 951 2º andar

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes