Comparando Fundos de Previdência

Por: Felipe Fontana

O brasileiro está cada vez mais descobrindo a previdência privada, que em pouco tempo se tornará a principal aplicação dos investidores, ultrapassando a poupança.
Muitos brasileiros já possuem uma previdência no banco em que mais trabalham, porém realmente poucos acompanham a rentabilidade e as taxas dos seus fundos de investimentos.
Somente em 2016, mais de R$ 40 bilhões de reais foram aplicados em previdência privada, grande parte realizados nos principais bancos do país, mas é importante ressaltar que 92% dos fundos perderam para o CDI em 2015.
O lado bom é o que o brasileiro tem planejado o futuro e buscado aplicações mais interessantes que a caderneta de poupança, mas muitas vezes, grande parte da rentabilidade é repassada aos bancos com altas taxas de administração e taxas de carregamento.
Para acompanhar o histórico do fundo, há uma ferramenta, na qual se pode colocar o CNPJ ou nome do mesmo e verificar como está indo a rentabilidade no período de 12 a 36 meses. É o comparador de fundos que pode ser acessado no botão abaixo:
Comparador de Fundos da XP (gratuito)
Como se pode ver a seguir, podemos selecionar o fundo a partir do CNPJ, nome ou gestora, fazer a comparação com algum indicador ou outro fundo e colocar o prazo de análise:
Comparador de Fundos - primeira tela - XP investimentos
Depois é só clicar em COMPARE,  que aparecerá um gráfico com informações de rentabilidade, volatilidade, patrimônio, etc.
Comparador de Fundos - Segunda tela - XP Investimentos
Todos os fundos abertos estão cadastrados no comparador e podem ser acessados gratuitamente para avaliação da rentabilidade no período.
É fundamental essa analise gerencial por parte do cotista para que sempre tenha um crescimento acima da inflação nos seus investimentos e, essas reservas possam fazer diferença no padrão de vida em sua aposentadoria.
Se quiser receber um comparativo de previdência com uma opção de fundo de mesma característica e segurança, envie o nome ou CNPJ do fundo que você possui para o meu email (felipe@experato.com.br), que enviaremos gratuitamente uma comparação.
Um abraço e até breve.

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes