2 Cabeças pensam melhor que uma?

Por: Eliseu Manica

DUAS CABEÇAS PENSAM MELHOR  QUE UMA? 
Essa afirmação é uma clichê que certamente você já ouviu. No mercado de ações eu acredito que o consenso não ajuda em nada…que ouvir muitas pessoas só atrapalha…não é uma questão de juntar 10 gênios da NASA numa sala para calcular os 1000 cenários possíveis e com isso ganhar dinheiro. O LTCM que o diga…fundo quebrou por achar que a genialidade de um nobel e outras mentes brilhantes era suficiante!
Penso que você deve fazer seus estudos e no limite seguir seu instinto…no final das contas, você sempre vai errar anyway!
No entanto, entretanto, todavia…sim, acredito que é bom trocar ideia com alguem sobre o mercado … indagar … questionar … averiguar.  Estou em NY aproveitando alguns dias de “folga” com a família e o Eliseu em São Paulo visitando várias instituições do mercado de capitais brasileiro…sentindo como vão as coisas por lá…
Conversamos e dessa conversa sobre o mercado saiu essa tônica dobradinha….
CORONAVÍRUS E OS PREÇOS DAS AÇÕES
Eliseu: Coronavírus é o assunto do momento e com ele, o reflexo nos investimentos. Pessoalmente acredito que é algo passageiro, que volta e meia teremos Corona Vírus, Sars, Guerras Comerciais, Impeachments, Joesley Days, Volatilidade em ano presidencial, tudo isso sempre existirá o importante é o investidor conscientizar-se da existência de eventos como esse e preparar-se para utilizar o efeito desses eventos nos preços para diminuir ou aumentar posições em ativos que tenham uma qualidade superior.
Nas últimas semanas tinha comentado aqui, como o mercado não dá a mínima para epidemias: Mercado Imune a Epidemias.  Soa até ofensivo, mas o que quis dizer é que, assim como o Eliseu pontuou isso é mais ruído do que qualquer coisa!
O QUE NÃO É PASSAGEIRO? 
Tem coisas que eu não gosto de ficar falando porque as vezes me parece ficar ser algo do tipo “chover no molhado”…Eu explico: muito das altas que temos visto no mercado se relaciona ao excesso de liquidez existente hoje no mundo. O dinheiro pode até não ter chovido no teu bolso, mas ele vem pingando em tudo que é lado…rs
Eliseu: Penso que existem fatos mais importantes e que não serão tão passageiros como o gráfico que está aí embaixo e que praticamente “rasgam” alguns livros de economia e teorias econômicas…o fato em questão é: a quantidade de dinheiro que está sendo disponibilizada no momento atual! Chamo atenção ainda, pós metade do ano de 2019, onde novamente o Banco Central Americano, o FED voltou a realizar o movimento de aumento de quantidade de moeda…eles tentaram reduzir seu balanço lá em 2018, mas voltaram atrás como se vê no gráfico abaixo – Gráfico do WSJ mostrando que o FED voltou a colocar quantidade grande de dinheiro no mercado, comprando Treasuries e disponibilizando mais dinheiro.

O que o Eliseu quer dizer é que, segundo os manuais de economia, deveríamos estar vendo inflação, ainda mais considerando que o desemprego nos EUA está baixo…nas mínimas de 40 anos! Mas não…nada disso…nada de inflação! A expansão da base monetária não tem gerado inflação de produtos…talvez esteja gerando inflacão nos preços de ativos…isso sim! E aí é que mora o perigo. Post do Bredda no Twitter essa semana, foi mais ou menos nessa linha…tipo pontuando essa preocupação:

Eliseu: Por eu morar nos EUA e estar atento a eventos que acontecem e conversar com alguns gestores, entre eles Howard Marks, vejo que muitos deles têm receios com o perigo da inflação, entre eles o Ray Dalio, que é conhecido de gestores brasileiros. Dalio acredita que em algum momento, teremos alta inflação. Hoje a meta de inflação dos EUA é de cerca de 2%. Toda essa grande quantidade de grana no mercado trouxeram alguns desequilíbrios em preços de ativos.
COMMODITIES NOSSA DE CADA DIA 
Uma das relações de preços de ativos que parecem estar sendo distorcidas é a relação entre as ações e as commodities. Eu, Eliseu e acredito que o Bredda concordemos com essa afirmação – Bredda postou o gráfico que o Eliseu compatilha mais abaixo.
Eliseu: A relação entre ações e commodities são um exemplo de distorção….estão em um dos menores momentos já vistos desde o fim do padrão ouro, no início da década de 70.

Eliseu: graficamente, o momento também pode auxiliar uma retomada nos preços das commodities e favorecer o Brasil, que ao contrário do mercado acionário dos EUA que vem de praticamente uma década de alta, teve correções, frutos de 3 anos de crescimento econômicos fracos e um impeachment de presidente, o que trouxe volatilidade e desconfiança ao mercado acionário brasileiro.
Nesse ponto concordamos e discordamos…penso que sim, se as commodities subirem isso é muito bom para o Brasil…não há dúvida. Me falta ver ou ter fé para saber o porquê elas voltariam a subir…com mundo desacelerando por que veríamos recuperação? Um pouco do que comentei na tônica da semana passada: deu zebra.
BRASIL CARO OU BARATO? 
Minha resposta? Depende! Dá uma olhada nesse gráfico aqui:

Excluindo bancos, o IBOV não parece tão barato assim não…o que vocês acham? Não por acaso, um banco é a maior participação da minha carteira!
 
Eliseu: Gráfico abaixo é uma compilação feita pela Eleven para o Ibovespa. Atualmente, a média do Preço/Lucro seria de 13,7x olhando 12 meses a frente…valor esse acima da média de 11,5x lucros anuais. Aqui cabe um ressalve que é o fato de que com a mudança drástica nos juros, é natural que esse número tenha uma elevação, já que ocorreu uma elevação no Preço-Lucro da renda fixa também.

SAI GRINGO ENTRA O BRAZUCA
Paulo Guedes fala que o novo normal é “juro baixo e dólar alto” … e é isso que temos visto. Com juros menor, muito gringo bate em retirada do Brasil…simples assim! O gringo que opera Brasil para pegar juro gordo, saiu! Ou ainda está saindo e isso gera o impacto do câmbio que teima em não cair. É algo comum a saída de capital estrangeiro mais especulativo com a queda de juros, devido a diminuição do carry trade – operação onde o cara toma emprestado a taxa baixa, capital mais barato para aplicar em países com juros maiores.
Eliseu: aqui em São Paulo conversei com muita gente..em especial que faz a gestão de milhões ou até bilhões de Reais! Notei unanimidade em uma coisa…fundos de pensão ainda possuem metas atuariais antigas, com objetivos de retornos de 10 a 12% ao ano e com capital pequeno em bolsa. Esses fundos ou terão que mudar seu estatuto ou alocar uma parcela maior de capital em ações…não tem escapatória!  Da mesma forma a PF que se acostumou com o 1% ao mês com o dinheiro na renda fixa, agora se vê orfã e tem que buscar outras alternativas para rentabilizar patrimônio. Acredito que ambas as coisas acontecerão, até porque a relação dos dividendos de empresas de capital aberto e o juro real de 5 anos, está no menor patamar histórico como vemos abaixo…

E SETORIALMENTE?
Aqui temos algumas diferenças…que geram carteiras diferentes…mas nisso esta a beleza nos investimentos! Quem acompanha aqui sabe que posto minha carteira e lá estão os ativos que mais gosto.

  • Sigo vendo valor nos bancos, em especial BBAS3, mas BRSR6 também me parece subavaliado.
  • Setor industrial me parece unir uma boa inflexão e melhora de resultados pela frente. Tenho MYPK e SHUL no setor. Penso que os ativos negociam a múltiplos descontados e que a retomada do Brasil trará impacto positivo para os ativos do setor. TUPY é outra que me parece barata.
  • Comentamos acima das commodities. Acho VALE uma máquina de fazer dinheiro negociando a um valuation que não pode ser desprezada. Então mesmo com receios com a desaceleração e coronavirus, tenho ela em carteira.
  • As proteínas passam por um momento bom. Tenho JBSS3..mas MRFG3 também não está cara em minha opinião.
  • Em termos de consumo ou mercado local (Brasil) tenho COGN, por motivos mais especificos a companhia do que pelo setor.

 
Eliseu: Um dos setores que mais cresceu nos últimos meses na bolsa brasileira, foi o setor de construção civil – real estate. Em relatório do BBI, notamos que os cancelamentos tiveram queda grande, saindo de 40% para 20%. O mercado acionário é considerado um indicador antecedente e antecipa dados das empresas da bolsa, sendo assim, como o setor de real state foi um dos que mais subiu ultimamente, pela questão de queda de juros e também pela questão de lançamentos do setor, acredito que temos que ficar de olho e atenção redobrada.
 
A maioria das empresas do setor teve lançamentos altos, como podemos ver abaixo. Não foram poucas as notícias de vendas de 40-60% de imóveis em finais de semana de lançamento. Como já citei anteriormente em outros artigos, tenho Tenda (TEND3), MRV (MRVE3), Even (EVEN3) e recentemente Gafisa (GFSA3)no setor e acredito em atenção redobrada nesse e próximos trimestres quanto aos resultados.

ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO

Texto escrito por: Eliseu Mânica Junior e William Castro Alves

Sobre o Eliseu…
Desde o início da minha jornada no mundo de investimentos procurei ler, estudar e buscar mais e mais conhecimento. Hoje, passados 15 anos, sigo aprendendo, mas posso garantir para vocês que o que mais me ajudou nessa caminhada, foi estudar o que os grandes mestres, os grandes nomes, grandes gestores de mercado fizeram e ensinaram. Por isso resolvi compartilhar com vocês aqui no Bugg, o que aprendi e venho aprendendo. Espero que os ajude, assim como esses ensinamentos têm me ajudado a ser um investidor melhor.
 
Era isso.
Aquele Abs.
William Castro Alves e Eliseu Manica Júnior
FONTE: https://bugg.com.br/2020/02/17/tonicadasemana_dobradinha/

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes