5 passos para começar a investir
Por: Camila FernandesAtualmente ainda existem muitos motivos que impedem o brasileiro de investir, como falta de recursos, dívidas, medo de perder dinheiro, motivos esses gerados pela falta de educação financeira, muitos brasileiros não conhecem nem o básico.
Confira com o assessor de investimentos Renan Amaral, cinco passos para iniciar seus investimentos.
✅ Passo 1 – Estabeleça seus objetivos
Essa é uma das partes mais importantes, que fará você se tornar fiel ao seu plano, e motivado a seguir sua estratégia de investimentos ao longo do tempo. A pergunta que você deve se fazer é: Por qual razão você está guardando esse dinheiro? Comprar um imóvel, um carro, abrir o próprio negócio, alcançar a liberdade financeira…
✅ Passo 2 – Determine a quantia ser investida
Com base na sua lista de objetivos você poderá determinar, de acordo com o tamanho de cada um (carro, viagem, independência financeira), o quanto de recurso você precisa para atingi-los.
✅ Passo 3 – Abra conta em uma corretora
Uma das grandes vantagens em escolher uma corretora ao invés de um banco, é que por serem especializadas em investimentos irão lhe proporcionar acesso a uma variedade de produtos financeiros das mais variadas instituições e gestoras, permitindo você encontrar os investimentos mais adequados ao seu perfil.
✅ Passo 4 – Descubra seu perfil de investidor
Aberta sua conta, é fundamental conhecer seu perfil de investidor, teste simples e prático que você fará ao acessar sua conta na corretora. É através desse perfil que será medida sua tolerância a risco e serão indicadas as aplicações mais adequadas para aquele momento.
Basicamente existem três tipos de perfil: Conservador, Moderado e Agressivo ou Arrojado.
✅ Passo 5 – Estude sobre investimento e defina sua carteira
Estabelecidos objetivos financeiros, determinado os valores para realização de cada um, aberta a conta na corretora e identificado seu perfil de investidor, agora é o momento de iniciar seus investimentos.
Para isso é imprescindível que você entenda a respeito dos investimentos mais adequados, isso é muito importante, pois existe uma variedade enorme de investimentos, como por exemplo, renda fixa, previdência privada, fundos de investimento, ações…, cada um deles adequados para situação específica.
Inscreva-se no canal para receber mais dicas