Payroll, o que você precisa saber?!
Por: Ana LarreÍndice
1. O que é e como funciona o Payroll?
1.1 E quais são os dados apresentados no Payroll?
1.2 Quando é divulgado os dados do Payroll?
2. Para que servem os dados do Payroll?
3. Qual o papel do Payroll no mercado financeiro?
4. Como acompanhar os resultados do Payroll?
1. Como funciona o Payroll?
O Payroll, um dos indicadores mais importantes do mercado financeiro, funciona como uma espécie de termômetro para a economia americana e consequentemente impacta muito a nossa economia brasileira e de demais países.
Esse medidor traz dados importantes sobre a situação empregatícia do país e também é conhecido como a folha de pagamento nos Estados Unidos, que mede o desempenho do mercado não-agrícola no país.
Quando a economia está aquecida o número de empregos aumenta e isso reflete positivamente no Payroll.
1.1 E quais são os dados apresentados no Payroll?
Além do índice de desemprego são levantados dados como: faixa salariais, setores que mais geram empregos e regiões com melhores e piores índices.
Nessa pesquisa além do setor agrícola, não fazem parte do Payroll profissionais liberais, militares, empresários e pessoas que trabalham em entidades sem fins lucrativos.
1.2 Quando é divulgado os dados do Payroll?
O indicador é divulgado mensalmente pela Bureau of Labor Statistics (Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos). Ele reflete cerca de 80% da força de trabalho responsável pelo PIB norte-americano.
2. Para que servem os dados do Payroll?
Os dados levantados são utilizados para notabilizar decisões importantes de órgãos governamentais dos Estados Unidos, como por exemplo a taxa de juros. Também serve como subsídio para o cálculo do PIB e como direcionamento para a política econômica do governo.
Como a economia americana é a mais importante do mundo, os ativos relacionados ao dólar são os mais impactados pelo indicador, já que o interesse pelo mercado americano é muito grande.
3. Qual o papel do Payroll no mercado financeiro?
Como falamos anteriormente, a economia americana influencia a economia do mundo inteiro, por esse motivo seus dados são utilizados pelo Federal Reserve (FED), banco americano, podendo aumentar ou diminuir a taxa de juros.
Para os investidores também é muito importante acompanhar as alterações nos juros, pois elas impactam o mercado global.
Se mais dinheiro sai de países emergentes, como o Brasil, e entra nos Estados Unidos, há impacto no câmbio, o que pode elevar a cotação do dólar.
Aspectos como esses alteram os preços dos ativos, inclusive no curto prazo, considerando que o mercado busca sempre antecipar tendências e precificar expectativas.
4. Como acompanhar os resultados do payroll
O indicador Payroll traz sempre as variações dos indicadores de empregabilidade nos Estado Unidos, em relação ao mês anterior e nos últimos doze meses, portanto é sempre bom se atentar a qual data ele está se referindo.
Com esses dados, analistas do mercado fazem as projeções necessárias. Se os resultados ficarem acima do esperado, a reação tende a ser positiva.
Após divulgados os resultados do Payroll, você pode saber como a economia norte-americana deverá se comportar no futuro, se terá um ritmo mais acelerado ou não. Caso a taxa de desemprego tenha aumentado por três meses consecutivos, isso pode ser um sinal de desaceleração nos Estados Unidos.
Assim, essa passa a ser mais uma ferramenta que poderá auxiliar você a identificar tendências e tomar decisões de investimentos mais apropriadas à realidade da economia do momento e, possivelmente, dos meses seguintes.
📱 Quer ficar por dentro de tudo que rola no mercado financeiro? Notícias e conteúdos em tempo real?!
Acesse nosso canal do Telegram e acompanhe o Morning Call mais cedo do Brasil: t.me/centraldoinvestidor