Alternativa de investimento em momentos de queda dos juros.

Desde 2013, nossa economia vinha com uma tendência de alta de juro devido os dados de a inflação terem aumentado no período. De 2014 para cá, tivemos períodos de altas de taxa de juros, com a SELIC saindo dos 7,25% ao ano e chegando aos 14,25% ao ano. Neste período, vimos um desaquecimento da nossa economia, encarecendo o crédito para o empreendedor e, e ao mesmo tempo, aumentando a rentabilidade do poupador, que vinha ganhando nas suas aplicações financeiras acima de 1% ao mês com segurança.
Mas pelo jeito, os índices de inflação vêm buscando uma tendência de queda, sinalizando que o Banco Central poderá baixar os juros nas próximas reuniões. Para o investidor conservador, a rentabilidade diminuirá. Porém, outras aplicações tendem a chamar a atenção em tendências de queda das taxas de juros: os fundos multimercados.
Fundos multimercados têm por objetivo diversificar investimentos em diversas classes de ativos, como renda fixa, commodities, ações, moedas, seja no mercado brasileiro ou internacional. Todo fundo multimercado deve ter um prospecto que informa o percentual que pode investir em cada mercado. A vantagem desses fundos é que o investidor pode diversificar sua carteira em um fundo que investe em inflação, cambial, commodities, etc, com uma gestão profissional.
_____________________________
Conheça o XP Long Short 60 FIC FIM >>
Os fundos multimercados tendem a buscar um desempenho mais interessante em períodos de tendência de queda de juros, como podemos ver na imagem abaixo:
Fund
Desde 2003, em todos os períodos de tendência de queda na taxa SELIC, os fundos multimercados tiveram desempenho superior ao CDI, sendo uma oportunidade para diversificação da carteira de investimentos. Sempre lembrando que para uma carteira de ativos, grande parte deve ser alocada em renda fixa atrelada ao CDI e pré-fixado, porém em períodos de queda de juros, podemos aumentar a exposição aos fundos multimercados para melhorar a rentabilidade do patrimônio
A tributação nos fundos multimercados segue a tabela de fundos de longo prazo:
Tributação Fundos de Investimentos
Somente na plataforma da XP Investimentos, possuímos diversos fundos multimercados de diversas estratégias para alocação em carteira dos clientes. Contate-nos e saiba mais como funcionam os fundos multimercados, que poderão ser uma alternativa interessante para aumentar a rentabilidade dos seus investimentos no próximo ano.
_____________________________
Conheça o XP Long Short 60 FIC FIM >>

Curso Análise Gráfica de Ações
Clique na Imagem

Artigos relacionados