Assessor de investimentos, um novo mercado.

Assessor de investimentos, um novo mercado.

Índice

Introdução

1. E porque essa mudança de perfil acontece?

2. Como trabalham os profissionais nas corretoras de valores?

3. O que é um Agente Autônomo de Investimentos?

3.1 A prova da Ancord

4. Dos bancos as corretoras

 

Carreira: Agente Autônomo de Investimentos (AAI), a profissão do momento

Atuar na área do mercado financeiro tem sido algo cada vez mais procurado nos últimos tempos, apesar do atual cenário econômico, a carreira permanece aquecida e pode ser uma ótima oportunidade para aqueles que querem mudar de vida profissionalmente.

Esse aumento na busca por um lugar no mundo dos investimentos pode ser explicado pelo crescimento no número de investidores pessoa física na bolsa de valores, o que consequentemente exige mais profissionais especializados para realizar o atendimento desses clientes.  


Segundo a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord) o Brasil tinha 12.242 agentes autônomos em junho, 51% a mais em relação ao mesmo período do ano passado (8.107).

1. E porque essa mudança de perfil acontece?

Até meados dos anos noventa eram os bancos que ofereciam alguns produtos financeiros a seus clientes, a renda fixa era o principal investimento da época e pertencia exclusivamente a pessoas de alta renda. Com o tempo outros produtos começaram a ser oferecidos pelos grandes bancos, porém este ainda era um mercado muito restrito.

No início dos anos dois mil a oferta de produtos foi crescendo e os profissionais precisaram se especializar para vender esses novos produtos, antes disso não se exigiam certificações para os bancários, por exemplo, que ofereciam seguros, aberturas de contas, consórcios, títulos de capitalização”.

2. Como trabalham os profissionais nas corretoras de valores?

As corretoras de valores foram se consolidando ao longo dos anos e os profissionais que atuam dentro delas auxiliam seus clientes a experimentarem todas as alternativas de investimentos respeitando o perfil de risco. Eles são chamados de agente autônomos. 

3. O que é um Agente Autônomo de Investimentos? 

O agente autônomo de investimentos é o profissional responsável por distribuir ativos mobiliários por uma corretora de valores, para que isso aconteça ele precisa ter um registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que comprova sua capacidade para exercer tal função. 


3.1 A prova da Ancord

Outra exigência feita a um AAI é a aprovação na prova da Ancord.
A Ancord é a Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Ela atua como reguladora do mercado de valores mobiliários, por exemplo, ações, Tesouro Direto e LCIs. E também exerce a função de fornecer conhecimentos para profissionais da área.


Para prestar a prova o candidato deve pagar uma taxa no valor de R$460,00. São 80 questões de múltipla escolha e o tempo para execução é de 2h30.  

Dentre os assuntos abordados nela estão:

  • Securitização de recebíveis;
  • Fundos de investimentos;
  • Economia;
  • Matemática financeira;
  • Mercado de derivativos;
  • Clubes de investimentos;
  • Código de conduta do agente autônomo de investimento;
  • Atividade do agente autônomo de investimento;
  • Administração de riscos;
  • Sistema financeiro nacional;
  • Mercado de capitais;
  • Lei º 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; 3654/13; Instrução CVM n.º 301/99.

 

4. Dos bancos as corretoras

A fortuna que os brasileiros têm aplicado chega a R$4 trilhões e cerca de 90% desse valor se encontram em bancos, há pouco tempo atrás era 100%. Graças aos Agentes Autônomos de Investimentos (AAI) essa fatia migrou para as corretoras. 

Esse é um mercado que ainda possui muito espaço para crescer, afinal se compararmos os cargos de assessor de investimentos do Brasil com os Estados Unidos vemos que lá, há mais de um milhão de pessoas atuando na área, enquanto aqui esse número chega a pouco mais de 12 mil profissionais. 

Com uma boa remuneração e perspectiva de crescimento na área profissional, o mercado de investimentos pode ser considerado a profissão do momento.

Artigos relacionados