Código das Ações: Você sabe o que eles significam?

Provavelmente, você  já deve ter visto ou ouvido falar de Vale3, Usin5, Mglu3 e por aí vaí.  Esses são os códigos das ações para poder operar na bolsa brasileira. Para iniciar as operações de compra e venda na Bolsa, deve-se entender os significados dos código das ações em negociação no mercado de renda variável.

Códigos como os citados acima, Petr4, Vale3 e outros são muito conhecidos no mercado.

Mas será que você sabe o que eles significam?

Eles são formulados com base em um padrão de números e letras que foi desenvolvido para facilitar a identificação da empresa e principalmente, o tipo de ação que está sendo negociada.

Ao entender o significado de cada uma dessas siglas, tornará mais fácil identificar os tipos de ações disponíveis para investir da melhor forma na operação Home Broker da sua corretora.

Significado dos códigos das ações:

Normalmente, os códigos das ações são compostos por 04 letras e 01 número. Esta é a informação base para poder operar uma ação, tendo em vista que é desta forma que você vai incluí-la no seu home broker.

Quando decidir comprar uma ação da Vale, por exemplo, deve procurar ela como Vale3, e aí sim, estará apto a operá-la.

Vamos entender os principais tipos de ações:

  • Ações Preferenciais

As ações preferenciais, identificadas pela sigla PN, nos dão direito de receber dividendos da empresa, mas não nos dão direito a voto na assembleia da mesma.

  • Ações Ordinárias

As ações ordinárias, que são representadas pela sigla ON, nos dão direito a voto nas assembleias e desta forma, nos deixam mais próximos de participação nas decisões de administração da empresa, no entanto, não nos dão preferência no recebimento de dividendos.

Lembrando que este tipo de ação permite também o recebimento de dividendos, porém não de forma tão direta quanto às ações Preferenciais (PN).

Então, como os códigos das ações são formados?

As letras e números podem mudar totalmente o significado. Cada um representa um tipo de ação e pode ter significado diferente dependendo do mercado em que a ação está inserida.

Mercado à vista

  • Letras

As letras fazem referência a o emissor (empresa) da ação, como MGLU3 (Magazine Luiza) ou Sanb11 (Banco Santander).

  • Números:

Os números indicam o tipo de papel que ele representa, como ações ordinárias, preferenciais, Units, com direito de subscrição, entre outros. Confira os principais:

1- Direito de subscrição de uma ação ordinária:

Os códigos com final 1 são aqueles que dão direito de subscrição de uma ação ordinária. Sendo assim, se você possui um direito de subscrição com final 1, poderá comprar uma ação ordinária com preço e prazo pré-definido.

O trade pode ou não exercer este direito de subscrição. Caso ele não tenha interesse em exercer, consegue vender o direito ou deixar “caducar”.

2 – Direito de subscrição de uma ação preferencial

Funciona da mesma forma que os direitos de subscrição com final 1, mas operam totalmente para o ação de classe preferencial (PN), ou contrário do anterior que era ordinária (ON).

3 – Ação ordinária

O final 3 em uma ação, indica que a mesma é uma ação ordinária, dando ao seu proprietário direito a voto. Exemplo – Petr3

4 – Ação preferencial

A ação que tem como final o numeral 4 é uma ação preferencial, em que o próprio nome já indica, ela tem preferência no recebimento de dividendos. Exemplo: Petr4

5,6,7 e 8 – Ações preferenciais de classes diferentes.

Não é possível definir de forma ampla os direitos e deveres de cada uma destas classes de ações, pois estas diferenças podem ter a influência de diversos fatores. A forma mais acertada para ter a definição de cada uma, com seus direitos de deveres é consultando o IR – Relacionamento com o Investidor (RI) da empresa que emitiu a ação.

11- Units

São “pacotes” ou “cestas” de ações que as empresas emitem por diversos motivos e principalmente para a busca de liquidez dos papéis. Em uma Unit de empresa pode ter uma certa quantidade de ações preferenciais e uma certa quantidade de ações ordinárias.

Exemplo Sanb11 (Units do Banco Santander) é composta de 01 Ação preferencial e 01 ação ordinária do Banco Santander.

Mercado fracionado:

Sabemos que o lote padrão das ações negociadas na Bolsa de Valores Brasileira é de 10  ações e também que existe uma possibilidade de negociarmos quantidades menores que o lote padrão, para isso as ações recebem a letra “F” de fracionado, para indicar a negociação neste mercado. Exemplo “Leve3F”.

Espero que com este artigo acima, você já tenha condições de identificar uma ação e a que classe ela pertence.

Amigo leitor, caso queira saber mais sobre o mundo dos investimentos entre em contato conosco.

As informações contidas neste artigo e vídeo não são recomendações de compra.

Artigos relacionados

plugins premium WordPress