Como acompanhar seus investimentos

Por: jessica

Este artigo tem como tema central a compreensão e o acompanhamento de investimentos. Visamos auxiliar , você, a compreender a rentabilidade da sua carteira de investimentos, bem como contribuir para que consiga aproveitar melhor as oportunidades.

Você, como um bom investidor, já deve ter se perguntado em algum momento: “e agora, como estão os meus investimentos”, ainda mais depois de tantas reviravoltas em nossa economia. 

É comum, após escolhermos investimentos, não saber:

  • como acompanhar a rentabilidade da carteira, 
  • quais atitudes devem ser tomadas em um momento desfavorável,
  • sentir  dificuldade em saber como aproveitar momentos favoráveis.

Saber onde se deseja chegar é crucial para alcançar suas metas, portanto, ter um planejamento é o primeiro passo e ele pode enriquecer sua caminhada

Estudos mostram que um plano alinhado, sem mudanças de forma impulsiva faz com que os objetivos sejam atingidos de forma mais eficaz. 

As mudanças com frequência do seu plano podem acabar sendo um erro, que consequentemente afetará a rentabilidade desejada da carteira.

O ideal é ter um plano de médio e longo prazo. Os investidores brasileiros apresentam, em sua maioria, preferência por investimentos de curto prazo, o que requer um cuidado ainda maior. 

Quando realizamos um plano de médio e longo prazo, não precisamos ter um acompanhamento tão assíduo dos nossos investimentos. Ele pode ser realizado de forma mensal e uma avaliação por semestre, mas é imprescindível que seja verificado anualmente. 

Um plano de investimentos servirá como mapa, que irá lhe direcionar nas escolhas de seus investimentos, fazendo com que atinja seus objetivos. No geral, um plano de investimentos deverá conter: 

  1. Objetivos que deseja alcançar com os investimentos, como, fazer uma viagem, comprar um carro, comprar uma casa ou apartamento, obter renda passiva, enfim, quais sejam seus sonhos. 

Quando definimos nossos objetivos é importante entender que para cada um deles, temos que escolher investimentos que tornem o atingimento possível, de forma eficiente. 

Por exemplo, ao definirmos que o nosso objetivo com os investimentos é fazer com que nosso patrimônio cresça, e que, aceitamos para tal, correr um maior risco, temos a opção de ativos como ações, que por possuírem volatilidade, podem apresentar altos ganhos. 

Mas cuidado, pois estes ativos também podem apresentar quedas em seus valores. Quando buscamos atingir objetivos a curto prazo, tendo certeza que num determinado período será necessário a utilização do dinheiro, devemos olhar para investimentos seguros e com garantia de retorno. Por isso, o alinhamento dos objetivos com o seu perfil de investidor é fundamental.

  1. Prazo para obtenção dos objetivos: curto, médio e longo prazo. É essencial definir o prazo para alcançar os seus objetivos, a fim de ter um maior comprometimento com os seus investimentos.

De modo geral, para o curto prazo, considera-se dois anos. Nesse período é importante você ter investimentos que possuem liquidez para compor sua reserva de emergência, cabe ressaltar que esta reserva deverá servir para cobrir imprevistos financeiros. 

Ainda, nesse período, você pode considerar investimentos para suas férias, viagens, ou troca de carro, por exemplo; sendo assim, estes investimentos, farão parte do seu plano mais imediato, necessitando de uma certa segurança de retorno. 

A prioridade aqui não é o máximo de rendimento, mas sim encontrar investimentos que apresentem a melhor relação entre rentabilidade e liquidez.

  1. Definir o seu perfil de investidor, e quais investimentos estão adequados ao seu perfil. Ao alinhar o seu perfil com os investimentos, você estará evitando uma possível frustração e aceitará a rentabilidade ativo que escolheu.

Através de um questionário para conhecer o grau de tolerância ao risco do investidor, é definido o perfil do investidor. Esse perfil, é o resultado da análise das suas características em relação aos investimentos, sendo delimitado o risco máximo que a sua carteira pode estar concentrada em cada tipo de produto, em função da sua aptidão ao risco.

Mas você sabia que o seu perfil pode fazer diferença na hora de ter sucesso em seus investimentos? 

Entender como você lida em diferentes situações e acontecimentos, está ligado à sua personalidade e objetivos, e é isso que determina seu perfil.

Existem três tipos de perfil: conservador, moderado e arrojado. Cada perfil é definido de acordo com a tolerância a riscos, liquidez e rentabilidade.

O Conservador prioriza investimentos seguros. Ao diversificar sua carteira de investimentos, tende a manter a maior parte em aplicações de baixo risco, como Fundos de Renda Fixa, CDB, LCI, LCA e ou Tesouro Direto. 

Geralmente, seus investimentos possuem baixo risco e pouco, ou nenhuma oscilação. Está disposto a abrir mão de rentabilidade em troca de uma maior segurança e liquidez. Possui como principal característica, preservar seu patrimônio.

O investidor Moderado busca equilibrar rentabilidade e risco, tolera riscos de longo prazo, maior entendimento de mercado e seu patrimônio está em crescimento, suficiente para diversificar em diferentes prazos. 

Opta por investimentos mais arriscados em determinadas situações, aplicando por exemplo, em renda variável, buscando retornos acima da média do mercado. 

As suas expectativas em relação aos retornos de seus investimentos, são de médio e longo prazo.

E por fim, o investidor Arrojado, sempre busca maior rentabilidade e para tal, aceita exposição ao risco, buscando retornos altos, a médio e longo prazo. Esse perfil, possui conhecimento de mercado, compreende que perdas a curto prazo podem ser momentâneas, mas necessárias para aproveitar lucros mais altos a longo prazo. 

Prefere aplicações em ações de empresas com maiores chances de retorno para aumento de patrimônio. Normalmente, possuem preparo emocional e conhecimento técnico para acompanhar as oscilações de mercado. Ainda assim, é importante e recomenda-se que o investidor tenha uma reserva de emergência para situações que possam demandar dinheiro num curto prazo,

  1. Riscos dos seus investimentos. Estar ciente de que ao buscar maiores retornos, você estará sujeito a correr maiores riscos, entendê-los é fundamental para minimizá-los. 

Ao realizar um investimento, responda essa pergunta: Estou realmente disposto a arriscar? 

Lembre-se, não vale a pena arriscar um dinheiro que você precisará num curto prazo. 

Vamos imaginar que você tenha R$ 10.000,00 na sua caixa de reserva de emergência, e aplique em fundo multimercado, e esse fundo apresenta uma oscilação negativa de 3% em um mês, você precisa estar ciente que estaria perdendo R$ 300,00 neste mês.

Consciente que num prazo de 12 meses, esta oscilação negativa pode ocorrer em alguns meses, para em outros ganhar, você realmente estaria disposto a correr o risco? 

Deste modo, se você possui um perfil conservador, e realiza uma aplicação em um ativo de maior risco, sem planejamento e uma gestão planejada, poderá se expor a um risco que possa não comportar.

  1. Por último, e não menos importante, todo investimento exige que o investidor tenha disciplina. A disciplina é a chave principal para um investidor, desde a constância em realizar seus aportes e investimentos, bem como, o compromisso em acompanhar seus investimentos e estudá-los.

Quando pensamos em nosso dinheiro e em como investi-lo, automaticamente desejamos que uma mágica acontece para atingir alta rentabilidade – cuidado, muitas vezes a ganância pode te levar a cometer erros, e a sofrer golpes-, mas existe algo que chamamos no mundo financeiro, como a “fórmula mágica dos juros compostos”. 

Os juros compostos podem ser utilizado por todos que desejam acelerar a rentabilidade dos seus investimentos. De forma simples, os juros compostos são juros aplicados sobre juros.

Onde você pode aplicá-los de duas formas. 

  1.  Uma destas formas é você reinvestir os ganhos advindos dos investimentos na compra de mais ativos. Quando um ativo te remunerar com dividendos ou outro tipo de provento, ao invés de resgatar esse valor, invista o ganho.
  2. Outra maneira de fazer os juros compostos trabalhar pra você, é através da frequência dos investimentos. Essa frequência, tem forte relação com os nossos hábitos, sendo comum entre os grandes profissionais do mercado. Além de reinvestir seus ganhos, é aconselhado, que sempre que possível, com disciplina e uma cadência certa, você está forçando um movimento dos juros compostos. 

Dica: estabeleça um período que você consiga se adaptar e mantenha-se fiel ao plano. Assim, estará cultivando o hábito de investir e esse processo se tornará cada vez mais automático.

Você já entendeu sobre:

  •  características de um plano,
  • e como seu perfil pode afetar suas escolhas na hora de investir. 

Agora, vamos seguir compreendendo como pode ser realizado o acompanhamento de seus investimentos.

Realizar um acompanhamento diário dos investimentos pode gerar um sentimento indesejável, pois há a possibilidade de causar ansiedade e nervosismo, afetando as nossas decisões e pode impactar de forma negativa na performance dos investimentos. 

É importante entender se os investimentos estão indo conforme o planejado.

Quando realizamos o acompanhamento dos nossos investimentos, os comparamos com alguma referência, ou seja, um indicador relacionado a cada tipo de aplicação.  

Nos investimentos em renda fixa, o benchmark utilizado é o CDI. (Acesse o artigo “CDI- Conheça tudo sobre essa taxa” e entenda melhor). Assim, para identificar a rentabilidade de investimentos associa-se ao CDI, como por exemplo: LCI BANCO XX1 apresenta rentabilidade de 97% CDI, CDB BANCO Xxxx2, apresenta rentabilidade de 200% CDI. Ou seja, estamos comparando nosso investimento com a principal taxa de referência de rentabilidade das aplicações de renda fixa, o CDI.

Outro ponto importante, quando falamos de acompanhar nossos investimentos, é quanto aos dados de inflação.

Você provavelmente já se perguntou ou deve ter ouvido a típica frase, “meus investimentos estão perdendo para a inflação”, mas você sabe o porquê?  

Antes de explicar o porque vamos entender um pouco sobre ela, a inflação.

O governo federal usa o IPCA como o índice oficial de inflação do Brasil, ele serve de referência para as metas de inflação e para as alterações na taxa de juros.

Vamos a um exemplo simples. 

Caso a variação do seu salário, de um ano para o outro, for menor do que o IPCA, você perde seu poder de compra, pois os preços sobem mais do que a sua renda. Se você receber um aumento acima do IPCA, seu poder de compra aumentará. Veja abaixo, o gráfico do IPCA de janeiro de 2021 a dezembro de 2022. 

Fonte:IBGE, acesso em 17/01/2023

 

Quer compreender mais sobre inflação leia o artigo “ O que é inflação e como se proteger com investimentos” 

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o IPCA, vamos aos investimentos

Nos investimentos encontramos títulos de renda fixa atrelados ao IPCA. Estes títulos rentabilizam IPCA + Taxa pré-fixada, assim o investidor, além de acompanhar a inflação, possui um rendimento real. Esses títulos podem ser tantos títulos públicos, como títulos privados. 

É importante destacar que os títulos podem sofrer “marcação a mercado”, Caso possuir dúvidas quanto a essa marcação, fale com um assessor de investimento Experato. Então, para entender se seu dinheiro está ganhando da inflação é só comparar ao indicador IPCA, divulgado mensalmente pelo IBGE.

Quando os investimentos são em ações, compara a rentabilidade ao Ibovespa, que é o indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3. O indicador IFIX é o indicador utilizado como benchmark de Fundos Imobiliários.

 

Investir é um processo, então é importante que você dedique tempo e estudo. Estabeleça um período para olhar e estudar mais a fundo seus investimentos. 

Verifique se seus investimentos estão indo de acordo com suas metas traçadas ou se você terá que mudar de estratégia, mas é importante sempre lembrar do plano, não faça modificações sem antes se certificar de que isso faz parte das mudanças previstas.

Muitas vezes, mesmo estudando e dedicando-se para entender seus investimentos você ainda terá dificuldades, porém, lembre-se que pode contar com ajuda de um profissional. 

Os assessores de investimentos são profissionais que podem ajudar tanto um investidor de primeira viagem, como aqueles investidores que já possuem um grande conhecimento sobre o mercado financeiro. Certamente eles lhe ajudarão a encontrar as melhores oportunidades de mercado para a obtenção dos seus objetivos.

Lembrete: O retorno dos investimentos pode acabar até não sendo o que você desejava, mas é o que se espera de acordo com o perfil do investimento escolhido, tornando-se importante a revisão semestral da carteira.

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes