Como funciona a Bolsa de Valores?

Muitas vezes, queremos começar a investir, mas não sabemos como funciona o mercado financeiro e esse é um dos motivos que impedem inúmeros brasileiros a investirem.

E para te ajudar, no vídeo de hoje o  Lucas Maltzahn vai te explicar como funciona a B3, Bolsa de Valores brasileira!

 

Para quem não sabe a  B3  é a Bolsa de Valores Brasileira.

A bolsa é um ambiente de negociação, no qual pessoas podem comprar ou vender títulos emitidos por empresas, as ações.

Esse processo é intermediado com auxílio de correspondentes de negociações, por meio de corretoras.

Eu – corretora – B3 – corretora – você:

O seu funcionamento é parecido com o de uma feira, onde produtores expõem seus produtos para os clientes comprarem.

Logo você, através de uma corretora (agente), compra e vende ações na intermediadora B3. Assim, o comprador e o vendedor não possuem nenhum tipo de contato.

Ah, e não se preocupe, caso ocorra a falência da corretora, você não perderá seus investimentos, porque todos eles são registrados pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).

Mas qual é a função da CBLC?

Ela é uma tuteladora das ações e títulos negociados na bolsa de valores. A CBLC registra, custódia e líquida essas negociações.

A bolsa de valores mexe com o imaginário de quem está cansado da poupança e investimentos conservadores, mas também desperta inúmeras dúvidas e medos em quem pensa em entrar nela.

A verdade, porém, é que você não precisa ser um milionário ou especialista para negociar na bolsa, basta apenas conhecer suas premissas básicas de funcionamento, que é a grande chave para você realizar operações seguras e rentáveis.

Procure a Central do Investidor nas redes sociais e se inscreva no nosso canal, toda semana temos um vídeo novo para você,aprender mais sobre o mundo dos investimentos, até logo!

As informações contidas neste artigo e vídeo não são recomendações de compra.

Inscreva-se no canal para receber mais dicas

Artigos relacionados

plugins premium WordPress