Inscreva-se no canal para receber mais dicas
Como funciona a Bolsa de Valores?
Por: Camila FernandesMuitas vezes, queremos começar a investir, mas não sabemos como funciona o mercado financeiro e esse é um dos motivos que impedem inúmeros brasileiros a investirem.
E para te ajudar, no vídeo de hoje o Lucas Maltzahn vai te explicar como funciona a B3, Bolsa de Valores brasileira!
Para quem não sabe a B3 é a Bolsa de Valores Brasileira.
A bolsa é um ambiente de negociação, no qual pessoas podem comprar ou vender títulos emitidos por empresas, as ações.
Esse processo é intermediado com auxílio de correspondentes de negociações, por meio de corretoras.
Eu – corretora – B3 – corretora – você:
O seu funcionamento é parecido com o de uma feira, onde produtores expõem seus produtos para os clientes comprarem.
Logo você, através de uma corretora (agente), compra e vende ações na intermediadora B3. Assim, o comprador e o vendedor não possuem nenhum tipo de contato.
Ah, e não se preocupe, caso ocorra a falência da corretora, você não perderá seus investimentos, porque todos eles são registrados pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).
Mas qual é a função da CBLC?
Ela é uma tuteladora das ações e títulos negociados na bolsa de valores. A CBLC registra, custódia e líquida essas negociações.
A bolsa de valores mexe com o imaginário de quem está cansado da poupança e investimentos conservadores, mas também desperta inúmeras dúvidas e medos em quem pensa em entrar nela.
A verdade, porém, é que você não precisa ser um milionário ou especialista para negociar na bolsa, basta apenas conhecer suas premissas básicas de funcionamento, que é a grande chave para você realizar operações seguras e rentáveis.
Procure a Central do Investidor nas redes sociais e se inscreva no nosso canal, toda semana temos um vídeo novo para você,aprender mais sobre o mundo dos investimentos, até logo!
As informações contidas neste artigo e vídeo não são recomendações de compra.