Como Sair do Vermelho: 05 Dicas para Organizar as Finanças

Por: Jonatam Gebing
Como Sair do Vermelho: 05 Dicas para Organizar as Finanças

Mantenha suas finanças em ordem e invista de forma consciente.

Ao seguir algumas dicas práticas é possível manter as finanças em ordem sem perda de tempo e dores de cabeça.

Veja a seguir 05 Dicas para Organizar as Finanças e Sair do Vermelho sem complicações:

01) Automatize aplicações financeiras

Valores depositados na conta bancária também podem ser transferidos automaticamente para aplicações financeiras, como as aplicações em renda fixa.

Essa é uma ótima solução para quem não tem disciplina para poupar, já que o investimento pode ser feito logo que o salário cai, evitando que a reserva financeira seja feita apenas quando sobra algum dinheirinho no final do mês.

02) Reduza o número de contas correntes e cartões de crédito

Ter diversas contas correntes em diferentes instituições financeiras, além de aumentar o risco de descontrole financeiro, também multiplica a cobrança de tarifas pelos serviços e transações realizadas.

Taxas cobradas pelos bancos por saques, transferências e outros serviços podem fazer uma Organizar as Finanças e Sair do Vermelhodiferença expressiva no orçamento.

Além de reduzir custos, consolidar contas e cartões de crédito torna possível monitorar com maior facilidade os gastos mensais.

Outra vantagem é que ao concentrar gastos em apenas um cartão de crédito aumentam as possibilidades de obter mais recompensas no programa fidelidade, já que os pontos são acumulados mais rapidamente.

03) Cuidado com seus investimentos

Ainda que a diversificação de investimentos seja extremamente importante, dividir suas aplicações entre muitas instituições financeiras pode dificultar o seu controle financeiro e te levar a pecar pelo excesso.

Ao concentrar os investimentos em poucas instituições financeiras você não só conseguirá acompanhar mais facilmente o andamento dos seus investimentos, como poderá reduzir a cobrança de tarifas e acessar produtos mais interessantes, oferecidos apenas a clientes que investem um volume maior de recursos.

04) Orçamento pessoal acima de tudo

Com pagamentos programados de forma automática, é necessário criar um orçamento financeiro para monitorar despesas e rendimentos.

A ferramenta escolhida pode ser um caderno de anotações, uma planilha eletrônica ou um aplicativo no celular: o mais importante é se sentir confortável em usar a solução.

05) Mude suas atitudes de forma gradual

Caso seja difícil encontrar tempo para seguir todas as soluções indicadas de uma só vez, determine um prazo para levar o projeto a cabo e divida a realização de cada tarefa ao longo desse tempo.

A inconveniência será temporária.

Posteriormente, será possível economizar tempo para gerenciar as finanças.

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes