Conheça as três etapas do Ciclo de Vida Financeira

Por: Felipe Fontana

Depois do texto anterior sobre juros compostos, recebi muitos e-mails de pessoas impressionadas com o poder que o tempo e a rentabilidade podem fazer com o nosso dinheiro. Porém, um detalhe importante para fazer um bom aproveitamento dos juros compostos é entender as três etapas da vida financeira e seus ciclos.

Sempre lembrando que a arte de poupar é deixar de consumir no presente para consumir em um futuro determinado pelo investidor. Infelizmente, desde crianças, não somos estimulados a ter educação financeira e muito menos a formar poupança para o futuro. Descobrimos a importância das finanças para nossa vida quando estamos com o orçamento negativo.
É importante entender que temos três etapas da vida financeira: acumular, rentabilizar e preservar.

Acumular

Disciplina de formar poupança. Visão de longo prazo. Nessa primeira fase, a que chamamos de acumulação, a pessoa tem juventude, energia e tempo para acumular riqueza. Neste período, as pessoas devem definir seus objetivos de forma clara, poupar regularmente parte da sua renda, assumir conscientemente riscos e fazer seguros de vida e de saúde. A principal fase para a construção de ativos que irão gerar renda futura, onde transformamos o nosso trabalho em reservas financeiras futuras.

Rentabilizar

Buscar aplicações de maior rentabilidade. Nessa segunda fase, as pessoas devem adotar uma atitude mais conservadora, evitando correr riscos em demasia, pois não há tempo para se recuperar de uma eventual perda expressiva em seus investimentos. Nessa fase, o poupador tem montado uma boa carteira de investimentos, criado na primeira fase de acumulação, e agora buscará um melhor aproveitamento, levando em consideração, diversificação, risco e rentabilidade.

Preservar

Na última fase, que é da preservação e utilização dos recursos, as pessoas que obtiveram êxito nas fases anteriores podem usufruir tranquilamente da renda oriunda dos recursos acumulados ao longo da vida, como forma de aposentadoria. Nessa fase, o poupador busca preservar sua carteira de investimentos em aplicações conservadoras, buscando viver apenas com os rendimentos obtidos na fase de acumulação e rentabilização.

as três etapas do Ciclo de Vida Financeiro

Ciclos da Vida Financeira


 
Para o investidor, é fundamental saber em qual ciclo ele se encontra, para que sua carteira de investimentos seja montada pelo planejador financeiro levando em consideração o objetivo, o tempo, a segurança e a rentabilidade.
Na juventude, assumir riscos juntamente com o habito de poupar e investir pode ser uma estratégia interessante. Na meia-idade já buscamos investimentos mais conservadores, porém com uma melhor rentabilidade. Tudo isso para que na terceira etapa da preservação possamos desfrutar de uma melhor qualidade de vida, que é a lógica das finanças pessoais e investimentos: deixar de consumir no presente para desfrutar no futuro.

O curso Aprenda a Investir o Seu Dinheiro ensina a utilizar o ciclo de vida financeira a seu favor, saiba mais agora mesmo!
 

Quer saber um pouco mais sobre investimentos para os ciclos apresentados neste artigo? Entre em contato via e-mail ou marque um horário com os nossos especialistas em investimentos que irão ter o prazer em ajuda-lo ou baixe nosso e-book sobre Finanças Pessoais. Até a próxima!
Aceite o Chamado para a Riqueza

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes