Diferenças entre Renda Fixa e Renda Variável

Possui dúvidas em relação a Renda Fixa ou Renda Variável?

Essas duas aplicações possuem características diferentes, que devem ser observadas antes de investir, como os rendimentos, riscos e liquidez.

Neste artigo, vamos te explicar quais são as principais diferenças entre Renda Fixa e Renda Variável.

 

Renda Fixa

Na renda fixa, seu título, seja ele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, terá sua rentabilidade definida no momento de sua aplicação.

Ela pode ser pré fixada, pós fixada – atrelada ao CDI ou à inflação. Com isso, no vencimento do título, você receberá o seu valor aplicado, mais a rentabilidade contratada.

Renda Variável

Já na renda variável, como o nome já diz, você não sabe quanto será a rentabilidade daquele investimento. Caso sua escolha seja feita com critérios, montando uma carteira de investimentos com diversificação de bons ativos, como ações de boas empresas, poderá trazer um retorno maior que o obtido em aplicações de renda fixa.

Mas é importante que você defina qual o seu objetivo com o investimento que você quer realizar.
Com isso, você terá o prazo do investimento e o risco que está disposto a correr.

Com certeza, isso irá facilitar a sua escolha na hora de investir. Para quem está iniciando no mundo dos investimentos e possui dúvidas em qual tipo de investimento é mais adequado, busque um assessor de investimento qualificado e de sua confiança, ele irá te auxiliar a entender qual é o melhor caminho para você!

Artigos relacionados