ENERGIZE O SEU FGTS – PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS 

Por: Ana Larre

ENERGIZE O SEU FGTS – PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS 

 

Vivemos em épocas de preocupação quanto à geração de energia no nosso país, devido a redução dos níveis das reservas hídricas existentes e ainda pela ampliação do consumo energético.

 

Com a elevação no consumo e custos maiores para a sua oferta, resta para as companhias elétricas e para os órgãos responsáveis a elevação dos preços e o repasse dos custos para o bolso do consumidor. Portanto, nos deparamos com valores cada vez mais altos na nossa conta no final do mês, fazendo com que busquemos por novas alternativas e mais acessíveis, como por exemplo, investimentos em energia solar fotovoltaica.

 

Mas, se ao invés de simplesmente consumir e pagar pela energia pudéssemos nos tornar sócios dessas empresas? 

Valorizando o nosso capital e participando dos resultados da companhia, essa poderia ser uma boa opção, não é mesmo?

 

E é atualmente uma alternativa oferecida pelo mercado financeiro.

Você pode utilizar o seu recurso disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) via Fundo Mútuo de Privatização (FMP) da Eletrobras.

 

O FMP é uma possibilidade para quem busca investir o saldo do FGTS em ações, ou seja, investir em renda variável. Isso surgiu no ano de 2000, quando a Petrobras e a Vale do Rio Doce passaram pelo processo de privatização e é a primeira vez que ocorre desde o ano 2000.

 

É importante lembrarmos que desde 1990 o FGTS não consegue superar a inflação ou a taxa de juros no nosso país, ou seja, além da perda de valor conforme a inflação aumenta, perdemos também o custo de oportunidade da aplicação, já que o recurso fica “bloqueado” rendendo em média 3% a.a. mais uma Taxa Referencial, a qual esteve zerada no período de setembro de 2017 – novembro de 2021. 

 

Sendo assim, perdemos com a elevação do custo da energia, com a inflação e ainda a oportunidade de rentabilizar o nosso recurso em outra aplicação disponível. 

 

Precisamos destacar os riscos dessa aplicação e que o rendimento obtido será de acordo com o desempenho que o FMP, como será a performance das ações da Empresa Eletrobras e do mercado de energia. Por isso, refere-se a uma alternativa para investir até 50% do seu FGTS para se tornar investidor de uma das maiores empresas do Brasil.

 

Caso tenha interesse em investir, o primeiro passo é buscar entender e compreender mais sobre essa opção conversando com um assessor de investimentos especializado, o AAI. 

 

Lembrando que o prazo para solicitar o investimento é curto: entre os dias 03/06 a 08/06. Portanto, busquem um assessor de investimentos na sua cidade, em Ijuí a Experato Investimentos e seus AAIs estão à disposição para lhe ajudar, entre em contato pelo fone ou via WhatsApp: 9117-0019

 

Esse investimento não fará com que paguemos valores menores para a nossa energia, mas poderá ser uma possibilidade para rentabilizar o nosso FGTS e trazer valorizações futuras do nosso capital, ou seja, ENERGIZAR O NOSSO FTGS. 

Prof. Dr. Daniel Knebel Baggio

Professor pesquisador do PPGDR-UNIJUI, PPGGEO-URI e Assessor de Investimento da Experato, credenciado a XP.

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes