Federal Reserve, entenda o conceito

Por: Ana Larre
Tribuna-Federal-Reserve

Federal Reserve System Fed of USA chairman press conference concept. Tribune with symbol and flag of FRS and United States. 3d illustration

Federal Reserve System o que é?

Conhecido pela sigla FED, o Federal Reserve é uma instituição americana responsável por regular o sistema bancário e definir  a política monetária no país. Assim como o Banco Central do Brasil, o FED desempenha o mesmo papel nos Estados Unidos, discutindo e definindo a taxa básica de juros e a emissão de títulos públicos.
Essas ações influenciam as condições monetárias e de crédito norte-americanas, o que afeta toda a Economia do país, com forte impacto na economia global, dado que os EUA são a maior potência econômica do mundo e seus títulos da dívida pública, são considerados os ativos mais seguros.
O FED é dividido em grupos : o Board of Governors e o Conjunto de Bancos Regionais, que possui 12 filiais espalhadas pelo país, sendo elas:
Federal Reserve Bank of Atlanta;
Federal Reserve Bank of Boston;
Federal Reserve Bank of Cleveland;
Federal Reserve Bank of Dallas;
Federal Reserve Bank of Chicago;
Federal Reserve Bank of Kansas City;
Federal Reserve Bank of Minneapolis;
Federal Reserve Bank of New York
Federal Reserve Bank of Philadelphia;
Federal Reserve Bank of Richmond;
Federal Reserve Bank of San Francisco;
Federal Reserve Bank of St. Louis.

Como funciona o Federal Reserve System?

Criado em 1913, o FED tem o objetivo de supervisionar as atividades bancárias nos Estados Unidos, atendendo aos interesses governamentais e também de instituições privadas.
O sistema é composto por um presidente e um vice, que têm como dever exercer a direção do Quadro de Diretores do Sistema de Reserva Federal, ambos são escolhidos pelo presidente dos Estados Unidos e possuem mandato de quatro anos. As decisões tomadas pela gerência não necessitam de aprovação dos poderes Legislativo ou Executivo para entrarem em vigor.
Periodicamente o FOMC (Federal Open Market Committee) reúne seus membros para tomar as principais decisões sobre as taxas de juros e o crescimento da oferta de moedas nos Estados Unidos, além de determinar a meta taxa de juros de curto prazo para as operações de mercado aberto do FED.
Essas reuniões acontecem oito vezes por ano e nelas são apresentados relatórios sobre a situação conjuntura econômica, bem como a expectativa futura, baseada na decisão tomada na última reunião. A partir disso são são colocadas em prática as métricas que estabelecerão se a taxa básica de juros sofrerá ajustes ou não e em caso afirmativo, qual a magnitude e em qual direção: diminuição ou aumento da taxa.


Quais são os grupos que compõem o FED?

Conforme citado acima, os grupos que compõem a instituição possuem diferentes dinâmicas, e explicaremos cada uma delas.

Board of Governors:

O Board of Governors é responsável por definir a regulação do setor bancário e é considerado a autoridade máxima na instituição. É composto por 7 membros sendo um deles o presidente da FOMC, todos os integrantes do Board of Governors são eleitos pelo presidente dos EUA. 

Federal Reserve (Regional)

Tem como função transmitir a moeda aos 12 bancos comerciais espalhados pelo país, e realizar os levantamentos que dão forma ao Beige Book (Livro Bege) e ao Green Book (Livro Verde), esses livros consistem em relatórios com análises e projeções para o mercado econômico estadunidense e mundial.

Federal Open Market Committee (FOMC)

Composto por 19 participantes, dentre eles está o presidente de cada filial do Federal Reserve. Dessas filiais, apenas 4 são escolhidas para participar da reunião, exceção feita ao Federal Reserve of New York, que tem participação fixa nos encontros.

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes