Diversifique seus investimentos: Guia para investir em Renda Variável

Não espere a taxa de juros cair para ingressar no mercado de ações

“O Risco Vem de Não Saber o Que Você Está Fazendo.” – Warren Buffet

RENDA VARIÁVEL

Para compreender a importância do guia para investir em Renda Variável, basta analisar a penetração desta modalidade no Brasil: menos de 1% da população brasileira investe em ativos de renda variável. Nos EUA, esse número ultrapassa os 58% da população (aproximadamente 145 milhões de norte-americanos)

Parte da explicação se dá por conta do alto patamar dos juros no país, que tornam os investimentos em renda fixa mais atrativos.

Porém, existem outros fatores determinantes que explicam o afastamento do investidor brasileiro deste segmento: além da já conhecida falta de educação financeira, temos também a propagação cada vez mais crescente de “coaches financeiros” e influenciadores digitais (que não possuem certificação para atuar no mercado), que prometem ganhos fáceis e exorbitantes no mercado acionário.

Investir em renda variável deve ser algo natural, recorrente e parte de uma estratégia de investimentos vencedora e não apenas algo pontual, quando o mercado de ações surge como “assunto do momento” ou quando a taxa de juros está em patamares baixos.

Logicamente, é normal sentir medo antes de começar a investir em ações, por exemplo, ainda mais para os chamados “marinheiros de primeira viagem”.

A propósito, se você faz parte desse grupo, saiba que não está sozinho. Preparamos um guia completo com tudo o que você deve saber para investir em renda variável com o máximo de segurança possível. 🤩

Se você concorda que já passou da hora de perder o medo e começar a investir em ativos de renda variável, continue a leitura e entenda um pouco mais sobre este universo.

Que tal começar pelo começo?

O que é renda variável?

AFINAL, O QUE É RENDA VARIÁVEL?

Como o nome já diz, Renda Variável é uma modalidade de investimento em que os preços variam ao longo do tempo e consequentemente os seus rendimentos também.

Por outro lado, os lucros podem ser maiores e proporcionais aos riscos no curto prazo.

Como funciona a renda variável?

COMO FUNCIONA?

A grosso modo, os títulos de Renda Variável, possuem ligação direta com ações da bolsa de valores, ou seja, representam pequenas partes de uma empresa com capital aberto.

Por essa razão, estes ativos estão sujeitos às especulações de mercado e às variações do caixa da empresa em questão.

o que confere maior risco do que investimentos tradicionais de Renda Fixa (Poupança, CDB, LCI e LCA por exemplo).

A exemplo da renda fixa, os ativos de renda variável também podem ser separados em categorias como: Ações, ETFs, Contratos Futuros, Câmbio e as chamadas Opções.

 

VANTAGENS DE INVESTIR EM RENDA VARIÁVEL

Uma das grandes vantagens, sem sombra de dúvidas, é o potencial de retorno em menor tempo, comparado a outros investimentos.

No caso, mais conhecido, como as ações de uma determinada companhia listada em bolsa, o ganho pode acontecer tanto no recebimento de dividendos, bonificações e juros sobre capital próprio, quanto na compra e venda do ativo na já mencionada flutuação do mercado.

Para quem é mais experiente, outra vantagem é poder operar em Day Trade, vendendo e comprando ativos no mesmo dia. Mas este não será o nosso foco neste artigo.

TIPOS DE INVESTIMENTO EM RENDA VARIÁVEL

São muitas as possibilidades para você investir no mercado de renda variável.

Desde o mercado acionário passando por contratos futuros e até mesmo aplicações no setor imobiliário podem ser feitas nessa modalidade.

Vamos detalhar agora os principais investimentos em renda variável para que você possa tomar a melhor decisão.

Como começar a investir em renda variável?

COMO COMEÇAR A INVESTIR EM RENDA VARIÁVEL?​

Começar seu investimento em Renda Variável é fácil. Você vai precisar abrir uma conta em uma corretora de valores. Depois, você precisa definir o seu perfil de investidor e traçar seu plano de objetivos e expectativas de crescimento junto a um assessor de investimentos.

Nós podemos e queremos te auxiliar em toda essa jornada, se você se interessou por essa modalidade de ativos e quer diversificar seus investimentos, com objetivo de melhorar sua performance, entre em contato conosco!

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes