História de Walt Disney, o investidor e fundador do império Disney

A história de Walt Disney alcançou o sucesso que investidores e empreendedores sonham todos os dias, e é essa história que você vai conhecer neste arttigo.

Antes da história de Walt Disney alcançar o sucesso que a organização tem hoje, foram muitos fracassos, dificuldades e muita, muita superação.

O fundador da Disney, Walter Elias Disney, conhecido por Walt Disney, adorava arte, e por esse motivo tinha prazer em desenhar.

A Historia de Walt Disney começa com bambi

A Historia de Walt Disney inicia com fracassos

A primeira companhia de Walt Disney foi fruto de investimentos próprios, assim que retornou da primeira guerra mundial, onde atuou como motorista de ambulância, visto que, foi rejeitado para lutar por sua pouca idade. 

Assim que voltou para os EUA, com dezenove anos começou a vender desenhos dos personagens que ilustrava desde sua infância, porém estava difícil permanecer com seu empreendimento, pois, não tinha dinheiro para se manter, precisou inclusive morar com amigos.

Ao longo da história de Walt Disney, tiveram diversas inovações fruto de necessidade, ter de fazer diferente, promoveu reinauguração, porém todas foram seguidas de falência.

E com 22 anos declarou definitivamente a falência da sua companhia. 

Walt Disney e seus trabalhos antes do sucesso

Ele tentou ser ator, trabalhou como fotógrafo e pensou inclusive em se tornar diretor de filmes, chegou a ser demitido por um editor de jornal, que o julgava preguiçoso e sem nenhuma criatividade. 

Era pressionado pela família para achar um emprego, porém acreditava em seus sonhos e na sua arte, e queria ser empreendedor, então, volta para Hollywood, e desenvolve um novo estúdio em sua própria garagem. E novamente, foi ficando sem dinheiro, se endividando aos poucos.

Porém, conseguiu um contrato para uma animação, à de Alice comedies. E isso lhe deu forças para continuar; não obteve o sucesso esperado. 

Oswald - O Coelho Sortudo primeiro personagem de destaque ns história de walt disney
Panfleto de Alice comedies é parte da história de walt disney

O primeiro personagem de destaque da carreira

Seguindo em frente na história de Walt Disney, ele teve a chance de trabalhar com a Universal e criou  Oswald – O Coelho Sortudo, este foi o primeiro personagem de destaque de sua carreira, mas ele foi passado para trás, a empresa que custeou o personagem acabou o tomando dele.

Oswald - O Coelho Sortudo primeiro personagem de destaque ns história de walt disney
Oswald – O Coelho Sortudo

Mickey Mouse e seu impacto na história de Walt Disney

Na foto Lily Bounds Disney e Walt

Consequentemente, Walt voltava a estaca zero, porém, junto aos seus sócios Roy e Iwerks, necessitavam seguir adiante, e então surge o camundongo Mortimer, conhecido atualmente com Mickey Mouse, nome escolhido pela esposa de Walt, Lily. 

Mickey Mouse, foi idealizado para ser o oposto da falta de honestidade, encontrada por Walt em seu trajeto, o rato seria, gentil, honesto, educado e amoroso, era o que ele desejava ter em sua família, amigos e equipe de trabalho.

 

Agora o sucesso estava batendo a sua porta, precisou traçar um caminho árduo, mas o triunfo havia chegado, após um orçamento pequeno, não contratou dubladores para o primeiro filme, os sócios fizeram a dublagem.

Neste momento nasce a companheira de Mickey, Minnie, e logo após, a insistência de Walt por mais quatro filmes com o rato, devido a falta de interesse do mercado pelos três primeiros. E assim, surgiu o fenômeno americano Mickey Mouse.

O primeiro longa metragem da história de Walt Disney

Na sequência ao sucesso, a próxima animação apresentada por Walt foi A Branca de Neve e os sete anões; ficando com pouco dinheiro durante a produção, os sócios desencorajaram ele a dar sequência na animação.

Mas ele persistiu, e mostrando a suas ideias referente a estória, conseguiu finalizar a produção, e hoje ela é um clássico das animações.

Branca de Neve e os sete anões

Branca de Neve e os sete anões
Branca de Neve e os sete anões

Após tudo isso, vem outras história de lutas sim, mas seguidas de muito sucesso, Walt passou a produzir longas-metragens, houve um crescimento significativo para Disney´s Brothers Studios que  hoje é o maior grupo de mídia e entretenimento do mundo.

Curiosidade: Na segunda guerra mundial Walt foi convidado pelas Forças Armadas dos EUA criar desenhos animados, que seriam utilizados em treinamentos militares, ele gostou tanto da ideia, que passou a produzir filmes de propaganda militar, empregando nelas seus personagens mais conhecidos.

A história da Família de Walt Disney

Walt era casado com Lily Bounds Disney, teve com elas duas filhas Diane Marie Disney e Sharon Mae Disney, era apaixonado pelas filhas, e as levava com frequência em parques de diversões, porém, uma coisa o incomodava nestes parques.

As crianças precisavam brincar separadas dos adultos, então pensou, que deveria existir um lugar onde adultos e crianças pudessem se divertir e brincar juntos.

Afinal de contas, os adultos são apenas crianças crescidas.”

Walt Disney

Essa ideia foi crescendo e se desenvolvendo em sua mente, precisava agora encontrar um meio para financiá-la, então, ele apresentou esta ideia através de uma proposta para rede americana de televisão ABC.

Ele faria um programa de TV todos os domingos, em troca do financiamento da obra do tão sonhado parque de diversões, Walt era muito sagaz e esperto, durante a apresentação do programa ele fazia publicidade do local. Isso foi um sucesso!

Walt Disney apresentando a Disneyland
Walt Disney apresentando a Disneyland

O parque Disneyland e o caos no primeiro dia

O primeiro parque foi fundado na Califórnia, no dia da inauguração, além de contar com uma variedade de brinquedos para as crianças, possuía um Castelo em tamanho real, o Castelo da Bela Adormecida, porém, esta inauguração não aconteceu da forma que Walt esperava.

 Primeiro parque de diversões na Califórnia
Primeiro parque de diversões na Califórnia

O parque tinha capacidade aproximada de 12000 pessoas, foram distribuídos 11000 ingressos, mas devido a publicidade que ele fez durante em seu programa de TV, muitas pessoas apareceram na inauguração com ingressos falsos, totalizando em torno de 30000 pessoas.

E pra piorar a situação, faltou água na Califórnia, e ele precisou escolher usar o pouco que tinha para os banheiros, ou para os bebedouros, ele escolheu os banheiros.

Naquele dia estava muito quente, em torno de 38º C, e muitas pessoas passaram mal devido a estas circunstâncias, e ainda para piorar, o asfalto do parque começou a derreter e a grudar nos sapatos das pessoas. Aquela inauguração ficou conhecida por ele e pelos sócios como Black Sunday .

O sucesso do parque e o futuro da história de Walt Disney

Mesmo depois dessa inauguração mal-sucedida, a Disneyland se tornou um sucesso, a ponto de somar no desenvolvimento da cidade, várias empresas nascerem a sua volta, não deixando espaço para a expansão do parque. 

Walt queria aumentar o parque, por isso precisou procurar um novo espaço. Encontrou um excelente espaço na Flórida, então começou a executar os planos para compra do espaço.

Embora já fosse muito rico na época, ele não teria facilidade em comprar a quantidade de terras suficientes para construir agora o tão sonhado Resort, que estava em seus planos.

Acreditava que se os proprietários das terras soubessem para quem estavam vendendo as terras, aumentariam expressivamente os preços, então, usou vários nomes, e por fim conseguiu o espaço.

Foram adquiridos por ele 100 Km² de terra. Mas, infelizmente ele faleceu em 1966, antes de seu sonhado Resort, ser construído. Porém seu irmão Roy Disney, continuou o seu projeto, e inaugurou a Wlat Disney world em 01-10-1971.

Hoje este Resort, possui 4 parques temáticos, 2 parques aquáticos, um enorme centro de compras, um centro de atividades esportivas e mais de 20 hotéis temáticos, e isso equivale a apenas 1/3 do total da área adquirida, ou seja, ainda tem muito crescimento pela frente.

Resort de Walt Disney - Flórida
Resort de Walt Disney – Flórida

No momento atual, estes empreendimentos da Disney, levam à diversão aproximadamente 150 milhões de pessoas por ano.

Existem ao todo, seis parques da Disney difundidos por todo planeta, como mostra no gráfico abaixo. 

lançamento dos parques de walt disney

No ano de 2017, a Disney se tornou o maior conglomerado de mídia e entretenimento do mundo, depois de ter adquirido 21st Century Fox. 

A história de Walt Disney no Mercado financeiro

O preço inicial da ação da Disney, quando foi negociada pela primeira vez, era de 5 dólares. Atualmente uma ação da Walt Disney Company, está aproximadamente R$ 169,00 (posição em 22 de outubro de 2021)*.

Uma das formas de se tonar sócio da organização, é através da compra de ações, a legislação brasileira dificulta um pouco este processo, visto que, será necessário a abertura de uma conta em uma corretora internacional, aporte em dinheiro na mesma, e então conseguirá negociar essas ações, aqui do Brasil, e seus ganhos podem ser recebidos em dólar.

Outra forma, é através da BDR (Brazilian Depositary Receipt), está opção é disponível na bolsa brasileira na B3. Quando se investe em BDR, está aquirindo um certificado de determinada ação, e não efetivamente uma ação.

O BDR é um recebível na forma de certificado de depósito de valores mobiliários, que tem emissão aqui no Brasil e que é representado por outro valor mobiliário por companhias abertas, sediadas no exterior, assegurados por ações de empresas que não estão na Bolsa de Valores brasileira.

O BDR da Disney, é negociado na B3, através do ticker DISB34, no valor de R$ 64,01 (posição em 22 de outubro de 2021)*.

A organização já cresceu muito, e vem cativando um público maior a cada dia, e ainda tem, uma tremenda capacidade de crescimento, conta com uma bonita história de superação de fracassos, dificuldades e muito esforço, por isso, vem atraindo um público maior de investidores com o passar do tempo.

Essa história, vem motivando também, os empreendedores, que a usam como espelho, para superar as adversidades.

Artigos relacionados