INVESTIMENTOS: O que esperar para 2020?


Mais um ano iniciando, e com ele muitos desafios… Mas o que esperar para 2020 quando o assunto é investimento?
O ano de 2019 foi marcado pelos cortes na taxa Selic, que passou de 6,50% ao ano e hoje está a 4,5%, o menor nível da história, e com previsão de ainda mais redução pelo Banco Central- quando no passado já chegou a 14,25% (2016). Com as constantes quedas nos juros, o questionamento feito nesse cenário é: onde investir?

É claro que, não existe uma resposta factual, sendo primordial conhecer em um primeiro momento o perfil do investidor, pois, através deste estabelecido que se faz possível começar a investir de forma adequada, visto que não existe um padrão a ser seguido, tampouco um modelo de carteira a ser aplicado de forma unânime.
Sabemos que 2019 foi um ano demasiadamente desafiador e transformador em vários segmentos no País e, em relação aos investimentos, não foi diferente.
Vimos investidores com um perfil mais conservador diminuindo a sua concentração em renda fixa e migrando para uma carteira mais diversificada, se expondo um pouco mais em ativos como a renda variável em busca de uma rentabilidade maior.
Nesse sentido, acreditamos que em 2020 o cenário será muito positivo, com previsão de mais cortes nas taxas de juros, gerando uma economia ainda mais estável e com inúmeras oportunidades ao investidor. Consideramos também uma larga expansão no número de investidores para a renda variável dada a conjectura de queda de juros.
Por fim, investir exige estudo e análise profunda de cada ativo para a composição de uma carteira bem estruturada e sólida, portanto, direção vale mais do que velocidade. Aqui vale a máxima:
O melhor investimento é aquele que está alinhado ao seu perfil e a seus objetivos!
Um abraço, e até a próxima!
samantha@experato.com.br

Artigos relacionados