Morning Call 07/12

Ações asiáticas fecham em baixa após dados fracos na China; futuros em Wall Street operam estáveis após previsões de recessão

As ações asiáticas encerraram a quarta-feira em queda, enquanto os futuros em Wall Street operam muito próximos da estabilidade, enquanto o dólar tenta emplacar seu terceiro dia de ganhos contra seus pares, em um cenário de incerteza na China e preocupações com a economia global.

As ações da Austrália, Coreia do Sul e Japão caíram, bem como os benchmarks de Hong Kong e da China continental, em uma sessão extremamente volátil, com os investidores analisando um novo relaxamento das restrições pandêmicas com dados comerciais fracos. As importações caíram mais do que o previsto, ressaltando a fraca demanda doméstica, e as exportações também caíram mais do que o previsto.

Na sessão de ontem, o S&P 500 caiu 1,4% em seu quarto declínio diário consecutivo – o pior desempenho do índice em um mês. As ações na Ásia caíram com os investidores analisando os sinais mistos da China e as preocupações dos executivos de bancos dos EUA sobre a perspectiva de recessão já no ano que vem.

Uma série de bancos americanos soou o alarme sobre as perspectivas sombrias para a economia norte-americana: David Solomon, do Goldman Sachs, alertou sobre cortes salariais e de empregos, citando “ alguns tempos difíceis pela frente ”. Já o Bank of America está reduzindo as contratações antes de uma possível contração econômica . O Morgan Stanley deve reduzir sua força de trabalho global, enquanto Jamie Dimon, do JPMorgan Chase ,afirmou que uma “recessão leve a forte” pode ocorrer no próximo ano.

Entre as commodities, o petróleo ensaia uma tímida alta, depois de atingir o nível mais baixo desde dezembro passado nesta terça-feira, com os investidores reduzindo suas posições em meio a uma liquidação mais ampla do mercado. As perdas do West Texas Intermediate (WTI), que fechou perto de US$ 74 na terça-feira, apagou todos os ganhos deste ano.

Outros movimentos notáveis do mercado incluíram um salto nas ações dos cassinos de Macau , que elevou o índice de operadores em até 9,5% nesta quarta-feira, enquanto os investidores vasculhavam o mercado em busca de ativos preparados para recuperação junto com a reabertura da economia chinesa.

A rupia indiana balançou depois que o banco central do país elevou uma taxa de referência de empréstimo em 35 pontos-base, como esperado, ao mesmo tempo em que cortou sua estimativa de crescimento do PIB em 2023 de 7% para 6,8%. O Reserve Bank of India manteve sua estimativa de inflação de 6,7% para o próximo ano inalterada.

Por aqui, o caminho para acabar com o teto dos gastos parece pavimentado após as mudanças incluídas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira, através de uma lei complementar, o que ampliaria mais ainda as despesas que podem ficar de fora da atual âncora fiscal.

O texto do relator ainda deixa dúvidas sobre o tamanho das despesas que podem ficar fora do teto, o que dificulta calcular o real impacto da medida, podendo inclusive superar os R $168 bilhões divulgados pelo relator Alexandre Vieira (PSD-MG). O texto aprovado na CCJ prevê inicialmente a ampliação do teto em R $145 bilhões nos dois próximos anos para bancar o novo Bolsa Família.

O acordo político entre o atual e o novo governo abrirá espaço de até R$ 23 bilhões de despesas deste ano, fora do teto de gastos atrelada à arrecadação federal extra. Se aprovada, a medida deve desafogar o Orçamento deste ano, permitindo o desbloqueio de emendas parlamentares do chamado “orçamento secreto”, ou seja, as transferências de verbas a parlamentares sem critérios, em troca de apoio político, devem continuar, a menos que o STF resolva intervir.

Artigos relacionados

plugins premium WordPress