Morning Call 14/12

Pela primeira vez na semana, os principais índices asiáticos fecharam todos no terreno positivo, mesma direção dos futuros em Wall Street, com os investidores avaliando uma desaceleração da inflação nos EUA (medida pelo CPI) antes da decisão de política monetária do Federal Reserve nesta quarta-feira.
As ações de Hong Kong, Japão e Austrália mantiveram os avanços, empurrando o índice MSCI Asia Pacific para a maior alta em três meses e quase 19% acima da mínima de outubro.
Os títulos da dívida americana tiveram mais uma sessão de recuperação nesta terça-feira, quando dados mostraram que a principal medida de preços de serviços de Jerome Powell, excluindo energia e aluguéis, moderou novamente em novembro. Embora as pressões inflacionárias pareçam ter atingido o pico, o CPI permanece acima de 7%, sugerindo que o Fed tem mais trabalho a fazer para conter a inflação.

Com um aumento de meio ponto percentual previsto pelos mercados para a decisão de hoje, as apostas se inclinaram para um aumento de 25pb já em fevereiro. Mais adiante, os swaps precificaram o pico da taxa de juros do Fed em torno de 4,85% em maio, abaixo dos quase 5% antes da divulgação do CPI nesta terça-feira. A faixa atual se encontra entre 3,75% a 4%.
Entre as commodities, o petróleo Brent recua ligeiramente depois de subir 6% nas duas sessões anteriores. O ouro se estabilizou perto de seu nível mais alto desde julho.
Por aqui, o novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira, dois nomes que devem compor o chamado primeiro escalão de sua equipe econômica: Gabriel Galípolo, ex-CEO do Banco Fator, será o secretário executivo da Fazenda enquanto o economista Bernard Appy assumirá como secretário especial para a reforma tributária.

“Duas pessoas que, na minha opinião, tem muita respeitabilidade da sociedade em geral e do mercado em particular”, disse Haddad.

Ainda em Brasília, a Câmara aprovou na “calada da noite” desta nesta terça-feira, um projeto que muda a Lei das Estatais, liberando assim o ex-ministro Aloizio Mercadante para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do governo Lula. A proposta inicialmente alterava apenas as regras sobre gastos das empresas públicas com publicidade, mas na última hora incluiu uma redução no tempo de quarentena para indicados ao comando de estatais que tenham participado de campanhas eleitorais. O texto, aprovado pelos deputados com 314 votos favoráveis a 66 contrários, segue agora para análise do Senado.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva confirmou horas antes a indicação de Aloísio Mercadante para o BNDES.

“Nós estamos precisando de alguém que pense em desenvolvimento, de alguém que pense em reindustrializar esse País, em inovação tecnológica, na geração e financiamento ao pequeno e médio empresário para que esse País volte a gerar emprego”, disse o petista na sede do governo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Artigos relacionados

plugins premium WordPress