Morning Call 17/01

Ações asiáticas fecham em queda; Wall Street retorna do feriado e Ibovespa tenta recuperação após abrir semana no negativo

As ações asiáticas encerraram a terça-feira em queda (exceção ao índice Nikkei, no Japão), mesma direção dos futuros em Wall Street, que retoma suas negociações hoje, após o feriado de Marthin Luther King, com os investidores digerindo os dados que mostraram que a economia da China está crescendo no segundo ritmo mais lento desde a década de 1970.

O índice de referência da MSCI para ações asiáticas caiu pelo segundo dia, com o índice Hang Seng (Hong Kong) como destaque negativo. Um indicador de ações globais negociou estável em um sinal de que o rali que levou ao melhor início de ano desde 1988 estagnou.

As ações negociadas em Hong Kong e na China continental ficaram a maior parte da sessão no vermelho depois que a China divulgou que seu crescimento econômico no ano passado desacelerou com as restrições impostas pela Covid prejudicando a atividade. No entanto, os dados do quarto trimestre e de dezembro, vieram melhores do que o previsto e aumentam o otimismo de que pode haver uma recuperação a partir deste ano.

Os dados chineses surpreenderam positivamente, com expansão de 2,9% do PIB/4T e desempenho acima do esperado da produção industrial e vendas no varejo, o que pode se traduzir em uma recuperação na demanda por commodities, uma ótima notícia para o Brasil.

As ações subiram no Japão, enquanto o iene caiu ligeiramente em relação ao dólar, com os investidores avaliando as perspectivas de uma possível mudança na política do Banco do Japão na quarta-feira. O rendimento de 10 anos do país subiu acima do teto de 0,5% do banco central pelo terceiro dia, com os traders aumentando as apostas de que a entidade ajustará sua política de controle da curva de rendimento.

Vários funcionários do Federal Reserve falarão esta semana, fornecendo mais pistas sobre suas prioridades políticas. A reunião anual do Fórum Econômico Mundial começa em Davos, na Suíça, com palestrantes como a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, e Kristalina Georgieva, do Fundo Monetário Internacional.

A BlackRock Inc. espera que os bancos centrais continuem elevando as taxas este ano para garantir que a inflação mantenha sua trajetória descendente. Já os resultados do Goldman Sachs e do Morgan Stanley, previstos para terça-feira, fornecerão orientações sobre a saúde da economia global.

Por aqui, em assembleia realizada nesta segunda-feira, a Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) destituiu seu presidente, Josué Gomes, algo inédito na história da entidade.

Gomes é filho do ex-vice-presidente da República, José Alencar e substituiu, em 2022, Paulo Skaf, que passou 17 anos à frente da federação. Sua destituição foi aprovada por 47 votos a 1, com duas abstenções. O resultado terá de ser registrado em cartório e Josué deve recorrer da decisão na justiça.

O vice-presidente mais velho deve assumir o comando da Fiesp até uma nova eleição. Os nomes mais cotados são os de Rafael Cervone Netto, Dan Ioschpe e Marcelo Campos Ometto.

 

Artigos relacionados

plugins premium WordPress