Morning Call 23/02

Por: Filipe Teixeira

Futuros em NY avançam e governo brasileiro suspende exportação de carne bovina para a China

As ações asiáticas encerraram a quinta-feira em baixa (com exceção ao índice Kospi, na Coréia do Sul), enquanto os futuros em Wall Street operam com ganhos, depois de uma série de quedas de quatro dias para o S&P 500.

O dólar vai perdendo força contra todas as moedas G-10 e o índice de referência da dívida americana de 10 anos caiu quatro pontos-base nesta quarta-feira, ainda que a queda tenha sido amenizada após a divulgação da ata do Federal Reserve, que mostrou que as autoridades esperam novos aumentos nas taxas de juros para controlar a inflação.

O comunicado revelou ainda, que “alguns” funcionários estiveram abertos a um aumento de 50 pontos-base na reunião do banco central no início deste mês, quando a entidade elevou as taxas de juros em 25 pontos-base.

Os investidores aumentaram as expectativas para o pico do ciclo de juros do Fed. A precificação de mercado agora implica expectativas de um pico de quase 5,4% em julho. Há um mês, os investidores haviam precificado um pico de 4,9% para o mês de junho.

Os dados de pedidos de auxílio-desemprego previstos para esta quinta-feira nos EUA ajudarão a iluminar a força do mercado de trabalho, que permaneceu robusto durante o ciclo de alta das taxas. Os dados de inflação da zona do euro previstos para hoje também ajudarão os investidores a delinear a saúde da economia europeia.

Entre as commodities, o petróleo sobe de forma discreta – após a mais longa série de perdas neste ano – com a queda do dólar e os investidores avaliando uma perspectiva de demanda mista, em função do aperto na política monetária dos EUA e a reabertura da economia na China.

Por aqui, o Ministério da Agricultura confirmou a ocorrência de um novo caso de “vaca louca” no país. Em nota, o ministério informou que, diante da confirmação de um caso em um animal de nove anos, em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA), vem adotando todas as providências para garantir a normalidade para o mercado de carnes brasileiras.

De acordo com o protocolo sanitário oficial, as exportações de carne bovina para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira, 23. O diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o restabelecimento do comércio da carne brasileira.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) , os sintomas indicam que o caso se trata de uma forma atípica da doença, que surge de forma espontânea, sem risco de disseminação, tanto para os rebanhos quanto para o ser humano.

“Foi feito o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico”, declarou a pasta.

 

 

 

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes