Morning Call 28/02

Por: Filipe Teixeira

Governo deve anunciar alterações no preço dos combustíveis nesta terça-feira

As ações asiáticas fecharam a última sessão do mês com ganhos (exceção ao índice Hang Seng, em Hong Kong), enquanto os índices em Wall Street operam no terreno negativo, com os investidores reavaliando as perspectivas da economia global devido às expectativas de taxas de juros mais altas.

Os rendimentos da dívida americana subiram em todos os prazos, com os de dois e 10 anos avançando mais de dois pontos base. O Bloomberg Dollar Spot Index subiu depois de cair 0,3% na segunda-feira.

Os investidores agora estão precificando as taxas dos EUA para um pico de 5,4% este ano, em comparação com cerca de 5% há apenas um mês. O conselheiro do Federal Reserve, Philip Jefferson, defendeu firmemente a meta de inflação de 2% do banco central nesta segunda-feira.

Os dados econômicos dos EUA nesta segunda-feira, delinearam ainda mais o desafio enfrentado pelo banco central. As vendas pendentes de residências aumentaram em janeiro para a máxima desde junho de 2020.

Já os pedidos de bens duráveis ​​aumentaram mais que o esperado e os pedidos feitos às fábricas de equipamentos comerciais também aumentaram .

Na Ásia, a próxima agenda importante é o Congresso Nacional do Povo da China, que deve começar neste fim de semana. Os investidores estão buscando mais medidas pró-crescimento que possam reavivar a recuperação das ações da China.

A China Evergrande Group, segunda maior empreiteira da China, ainda não chegou a um acordo com os principais credores sobre uma reestruturação da dívida, com os principais prazos se aproximando. A empresa, que está no epicentro da crise imobiliária da China, disse que deseja obter apoio dos detentores de notas até o início de março e enfrentará uma audiência em 20 de março em Hong Kong sobre uma petição de liquidação.

Entre as commodities, o petróleo se encaminha para o quarto declínio mensal consecutivo, já que as preocupações com a política monetária mais rígida e o aumento dos estoques nos EUA eclipsaram o otimismo sobre o aumento da demanda na China.

Por aqui, a Petrobras pode contribuir para atenuar o impacto da volta da cobrança de impostos federais sobre a gasolina e o etanol. De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a atual política de preços da estatal (PPI) tem hoje um “colchão” que pode ser usado em um novo modelo de reestruturação tributária sobre combustíveis que deve ser apresentado nesta terça-feira, 28.

Haddad afirmou ainda que o governo respeitará o PPI, que é atrelado ao mercado internacional.

“Significa que a atual política de preços da Petrobras tem um colchão que permite aumentar ou diminuir o preço dos combustíveis e ele pode ser utilizado. Essa pode ser uma das contribuições”, afirmou ao sair do Ministério da Fazenda, após reunião com seu secretário-executivo, Gabriel Galípolo e o presidente da estatal, Jean Paul Prates, para definir um novo modelo de tributação.

No novo modelo, que será apresentado nesta terça-feira, os combustíveis fósseis, como a gasolina, devem ter uma carga tributária maior.

Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou após reunião com a diretoria da Petrobras, que o governo “busca caminhos seguros que garantam o crescimento do País e o bem-estar do povo brasileiro, corrigindo distorções fiscais criadas artificialmente pelo governo anterior.”

 

 

 

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes