O que é uma ação

Certamente você já deve ter escutado: ações da Petrobras, ações da Vale e assim por diante. O conceito de ação ainda gera dúvidas em muita gente.

Saber o que é uma ação é primordial para entender como funciona o mercado financeiro e assim, realizar as melhores aplicações.

Mas, afinal, o que é uma ação?

Para entender o que é uma ação, é importante entender como funciona o processo de lançamento dela no mercado.

Uma empresa quando decide crescer no mercado em que atua, pode usar o “lançamento” de ações ao mercado para possibilitar este crescimento. Este lançamento, nada mais é do que vender uma parte da empresa, assim trazendo recursos ao caixa da mesma. Este processo tem nome: Abertura do capital da empresa e consequentemente oferta de ações ao mercado de capitais.

Uma ação, que também é chamada simplesmente de “papel”,  é a menor parte do capital social de uma empresa. Ou seja , é um título de propriedade emitido por uma sociedade anônima, no caso, uma empresa. Uma pequena fração da empresa.

Então, certamente, podemos dizer que uma ação é um pequeno pedaço da empresa. Isso significa que quando você compra uma ação, você se torna sócio desta empresa.

As ações de empresas de capital aberto são negociadas na Bolsa de Valores, que serve de ponto de encontro de vendedores e compradores. Obviamente, a Bolsa também serve para o primeiro lançamento de vendas das ações, que é chamado de IPO (Oferta Inicial de Ações).

Hoje, o investimento em ações é muito procurado por pessoas que entendem os riscos envolvidos e buscam um rendimento maior.

Saber o que é uma ação é o primeiro passo, mas é preciso entender outras particularidades para que você possa investir de forma inteligente e consistente.

As informações contidas neste artigo e vídeo não são recomendações de compra.

Artigos relacionados

plugins premium WordPress