"Quando lhes dizem que vai dar errado, não quer dizer que é para desistir"
Por: Eliseu ManicaMauro Tschiedel, sócio da Usinainfo e palestrante do Conexão Noroeste 2015, escreve regularmente para o site E-Commerce Brasil. Confira a coluna dessa semana.
Naquele momento, pelos idos de 2009, já tínhamos um e-commerce para venda de peças para câmeras digitais. O estoque era de partes de câmeras desmontadas, e começou a faltar estoque, pois não tínhamos volume de câmeras para desmanchar e vender; era inviável.
Num dia ensolarado, com várias câmeras digitais e computadores para consertar e pedidos para expedir, tempos difíceis. A real vontade era ir ao bar da esquina tomar uma para refrescar. Mas isto não pertence aos mortais empreendedores.
____________
Inscreva-se para o Conexão Noroeste 2016
____________
Naquele dia veio nos visitar um senhor com seu jeito interiorano, sotaque carregado, um aspecto nervoso, mas confiante. O assunto parecia meio desconexo, com uma aura de sigilo superior aos clientes habituais do negócio. Aquele senhor explicou sua necessidade:
“Você vai colocar a mão e vai parar de girar, e depois, quando tirar a mão, ele volta a girar”. Encerrou a frase, questionando: “Isto dá para fazer? Claro que dá”.
Então, depois de vários meses nos explicaram o que era o produto. Fabricamos algumas unidades da placa eletrônica e o cliente ficou feliz. Até aí, o mundo perfeito do empreendedorismo funcionou. Alguns dias depois, o cliente retornou questionando se teria como fazer 1000 unidades.
Aí começou a ficar tenso, nos preocupamos com custos, e fomos atrás da principal peça, um circuito integrado. Pensamos, o distribuidor oficial vai ter a pronta entrega. O produto não é uma mosca branca de olho azul.
Então, ele não tinha a pronta entrega e iria demorar até 60 dias para entregar. Tudo que estava brilhando se apagou. Com um prazo destes nós mesmos poderíamos importar. Fomos à Receita Federal para descobrir o que é necessário para importar. Simples assim, levantar da cadeira e ir perguntar como que se faz para importar.
O Funcionário da Receita Federal nos explicou o processo e encerrou dizendo: “Nas primeiras compras vai dar errado, mas depois tu aprende o métier (caminho das pedras)”. Com uma frase destas você pensa: vou voltar a ser funcionário. Por que tem que dar errado? Se eu fizer tudo certo, não tem por que dar errado.
A lâmpada mágica se acendeu e foi a oportunidade de importar as peças para câmeras digitais. Fomos à luta, tornando-nos, na época um dos maiores e-commerce de peças para câmeras digitais. Com toda esta situação conseguimos enxergar, uma lâmpada acesa no canto da sala.
Os fatos:
O produto que envolvia os circuitos integrados, não prosperou como esperávamos, as vendas não aconteceram. O funcionário da Receita Federal estava certo, deu errado, deu problemas e custou caro, mas depois de aprender o caminho, tudo fica mais tranquilo.
Ainda vendemos peças para câmera digital, mas o mercado de smartphone ‘atropelou’ as câmeras digitais, reduzindo drasticamente o mercado.
Dica:
É difícil aceitar que pessoas te ajudam dizendo que vai dar errado. Quando lhes dizem que vai dar errado, não quer dizer que é para desistir.
As lâmpadas geralmente acendem em um lugar diferente de onde você está focado. Fique ligado! Se você não fizer, alguém irá fazer e você perderá a oportunidade de aprender e fazer novos negócios. Empreendedores são acompanhados por uma lâmpada ‘mágica’, aprenda a enxergar ela, e verás várias oportunidades.
____________
Inscreva-se para o Conexão Noroeste 2016
____________
Por Mauro Tschiedel
Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/empreendedores-de-e-commerce-fiquem-de-olho-em-sua-lampada-magica/