Queda da Bolsa: Como Agir em Momentos de Pânico

Por: Jonatam Gebing

Nem todos sabem o que fazer quando a bolsa sofre uma queda, seja em razão dos acontecimentos anteriores ou outros motivos. Nos tópicos seguintes estão algumas estratégias que podem ser adotadas para maximizar seus ganhos.

Identifique oportunidades

Muitas oportunidades de investimentos surgem em momentos adversos. Determinadas empresas se reinventam, surgem novas tecnologias ou formas de negócio. Nesse caso, é necessário saber como escolher boas empresas para investir, conhecer índices, métricas, segmentos, entre outros conhecimentos.

Há acontecimentos que alteram o comportamento dos indivíduos e fazem com que determinados setores se destaquem. Por exemplo, os setores de e-Commerce, delivery, supermercados, marmitas, bebidas, entre outros tiveram um crescimento durante a pandemia do coronavírus.

Diversifique a carteira

A diversificação da carteira tem o objetivo de variar os investimentos de forma que eventuais ganhos superem perdas. Para isso, você deve fazer o que é chamado de diversificação negativa. Na prática, você investe em atividades concorrentes — uma mesma circunstância que faz um ativo descer fará outro subir.

Empresas de varejo físico tiveram redução de vendas durante a pandemia do COVID-19. No entanto, as lojas virtuais tiveram aumento nas vendas. Um player que tenha investido nos dois segmentos fez uma diversificação negativa. Ele aproveitou uma valorização nos seus ativos de e-Commerce.

Investir em empresas fortes

Durante períodos difíceis, as empresas pequenas não conseguem suportar queda nas vendas e acabam fechando suas portas. Empresas de grande porte, líderes ou de destaque são capazes de arcar com a perda e sobreviver a crises.

Elas estão sempre alerta quanto às tendências, novas tecnologias e comportamento dos clientes. Com esse conhecimento, elas fazem as mudanças necessárias para se adaptar ao mercado.

Adotar uma visão de longo prazo

Muitas vezes, as quedas e altas de Bolsas são cíclicas. O que significa que a queda do índice pode ser temporária e, após, usufruir de uma alta após o momento adverso. Com uma visão de longo prazo, você poderá identificar as empresas ou setores que mais se sobressairão após a crise.

Não é sempre que as altas e quedas são cíclicas. É possível que um país mantenha uma economia desfavorável por décadas. Isso aconteceu com a Venezuela, por exemplo, que era uma nação mais rica entre anos 50 e 80. No entanto, infelizmente esse país passou a ter uma economia fraca e sem perspectiva para crescimento nas décadas subsequentes.

Por que não entrar em pânico?

Os investidores mais experientes veem os momentos de crise como uma grande oportunidade para se enriquecer a longo prazo. Por isso, essa também é uma oportunidade para que você se torne um grande investidor.

Mesmo que você tenha um perfil mais conservador, é possível tomar decisões seguras. Com as dicas explicadas anteriormente, pode-se diminuir seus riscos, reduzir perdas e proteger seu patrimônio.

Quem sabe o que fazer quando a bolsa cai poderá se sobressair no mercado mesmo perante um cenário aparentemente negativo. Ainda há muitos motivos que podem gerar queda da bolsa, além de outras medidas que podem ser tomadas. Nesses casos, é recomendável ter uma corretora que ofereça suporte técnico e de especialistas no ramo para auxiliá-lo nas decisões.

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes