Reserva de Valor, protegendo o patrimônio.

Por: Lucas Maltzahn

As duas primeiras décadas do século XXI têm sido marcadas por muita instabilidade econômica, guerras, atentados, escândalos fiscais e ameaças políticas/institucionais, feazendo com que as pessoas, em especial os investidores, repensassem suas maneiras de proteger o seu capital.

Blindá-lo sobre qualquer circunstância, exige ao menos um conhecimento específico:  o conceito sobre reserva de valor. Esse conhecimento  é fundamental para proteger o patrimônio construído ao longo de toda uma vida.

Nesse artigo você vai encontrar:

    •         Aspectos Mundiais que levam a proteção do patrimônio
    •         O que é uma reserva de valor
    •         Criação e funcionalidade da moeda
    •         Características de uma boa moeda
    •         Inflação, a destruição da moeda
    •         Efeitos devastadores da inflação
    •         Dólar como reserva de valor

Flat lay of real estate concept

Aspectos Mundiais

No ano de 2022, os brasileiros se deparam com vários acontecimentos que deixaram muitos investidores preocupados com a preservação do seu patrimônio. 

Só para relembrar, no ano de 2022 o mundo passou por uma guerra territorial entre Rússia e Ucrânia, estava saindo de uma pandemia que parou a economia mundial, presenciou a Argentina vivenciar uma hiperinflação da noite para o dia, viu a Venezuela desvalorizar tanto a sua moeda que levou a sua população a passar fome e presenciou mais uma vez uma inflação que bateu a casa dos dois dígitos no Brasil.

Foram tantos eventos nacionais e internacionais que aconteceram juntos no ano de 2022, que levaram a população brasileira a se questionar, como posso proteger o meu patrimônio?

Muitos mandaram dinheiro para fora do país, transformando seu patrimônio de reais para dólares, outros compraram imóveis e terras, e uma grande maioria investiu massivamente em empresas estrangeiras e commodities.

Mas afinal, o que é uma reserva de valor?

Já começo aqui fazendo um questionamento:

Se você tivesse que se teletransportar para mil anos à frente do seu tempo e só pudesse levar com você algo que conseguisse utilizar para trocar por recursos nesse futuro, o que levaria junto com você?

Muitos podem pensar em várias possibilidades, dólar, reais, diamantes, rubis, metais, bitcoins e até o próprio ouro.

Nessa linha de pensamentos muitos conseguiram sobreviver e trocar o que levou por recursos, mas muitos não conseguiram pois o recurso que levou para o futuro não teria mais valor.

Uma reserva, portanto, é qualquer ativo ou mercadoria que consegue reter seu poder de compra no futuro.

Uma reserva de valor precisa ser algo:

    • Escasso
    • Ter um longo histórico de aceitação
    • Não deteriorável
    • Negociado Globalmente
    • Possuir um certo valor Intrínseco

Escassez

Podemos entrar em um acordo comum aqui, quanto mais abundante determinada coisa for, menos ela valerá, pois algo que é abundante é fácil de conseguir e não exige grandes esforços ou recursos para possuir.

Para exemplificar isso é só pensar em dois itens, areia e ouro, um é extremamente abundante no mundo, o outro já é algo escasso, um possui um valor extremamente alto, o outro já é algo barato.

Essas diferenças de abundância é que torna algo valioso ou não.

Voltemos na época de Napoleão Terceiro, nessa época o alumínio era extremamente escasso, muito mais escasso do que o ouro, pois o processo de extração e separação do alumínio dos outros metais é algo muito caro. 

Essa escassez fez com que por um determinado tempo o alumínio tivesse um valor mais alto do que o próprio ouro, ao ponto dos convidados ilustres de Napoleão Terceiro tivessem a honra de realizar suas refeições com talheres de alumínio, enquanto convidados menos ilustres realizavam as refeições com meros talheres de ouro.

Claro que após a evolução da tecnologia se descobriu recursos que extraíam o alumínio de forma mais barata e facilitada, fazendo com que ele se desvalorizasse perante o ouro.

Esse momento da história nos traz mais uma das características da reserva de valor, o histórico de aceitação.

Ter um longo histórico de aceitação

Uma reserva de valor precisa passar por um momento de aprovação temporal. Podemos analisar esse fato com a história do alumínio contada acima.

Ter um longo histórico de aceitação é fundamental para que algo se torne uma reserva de valor. Basta pensar no ouro, dificilmente precisamos explicar para uma criança que o ouro é valioso.

O ouro ser valioso está tão claro para nós pois se pensarmos em quinhentos, oitocentos e mil anos atrás ele já era visto como fonte de riqueza para os povos e ter esse longo histórico de aceitação faz com que seja muito mais fácil pensar que o ouro continua tendo valor do que uma mera criação recente como o real, bitcoin ou o próprio dólar.

Não deteriorável

Uma reserva de valor não pode ser deteriorável, pensamos na seguinte ideia.

Para conseguir manter a minha riqueza com o tempo eu preciso de algo que ao longo dos anos eu possa guardar sem que o tempo devore ele.

Não seria nada agradável construir minha riqueza e quando for querer usar ela daqui vários anos, contar com algo corroído, apodrecido ou que não conservasse as suas características com o tempo. Dessa forma, minha riqueza teria desaparecido.

Negociado Globalmente

Não diferentemente, para algo ser uma reserva de valor ela precisa ser aceito como meio de troca globalmente, assim você pode trocar por algo em qualquer parte do mundo e com qualquer pessoa.

Podemos analisar de fato várias coisas que possuem ampla aceitação no comércio mundial, como as commodities por exemplo. Mas elas possuem algo que uma reserva de valor não pode ter, a distinção.

 Uma commoditie pode ser diferenciada por vários aspectos, como qualidade, tamanhos e até a própria pureza natural na produção ou extração.

Já o ouro, por outro lado, não possui essa distinção. O ouro extraído em qualquer lugar do mundo será sempre ouro, com as mesmas características, qualidades, peso, brilho entre outros.

Possuir Valor Intrínseco

Ao contrário do que muitos pensam, ter valor intrínseco não representa um valor fixo e imutável. Ter valor intrínseco, quando tratamos de reserva de valor, é possuir um valor em comum, não igual, para o mundo todo.

Imagine a seguinte situação:

Digamos que você esteja no meio do deserto com vários diamantes no bolso, porém morrendo de sede e no meio do caminho, encontra um comerciante que está vendendo água ao preço de um diamante o copo.

Você, por estar morrendo de sede, até troca um, dois, três diamantes por três copos de água, mas na medida que estiver saciado a sede, você vai verificar que não vale mais a pena trocar seus diamantes por água e assim deixará de trocá-los com o comerciante.

 Note que em determinadas circunstâncias esse valor intrínseco possui pesos diferentes e isso que torna algo uma reserva de valor.

Terras

Ao contrário do que muitos pensam, terras não são uma boa reserva de valor, pois mesmo possuindo certas características como aceitação, escassez, valor intrínseco, não deteriorável e negociado globalmente, é algo que você não consegue carregar e caso precise sair do lugar, às pressas, provavelmente irá perdê-las.

Criação e funcionalidade da moeda

Vamos, agora, analisar como uma moeda pode se tornar uma reserva de valor, até porque o dólar é considerado como uma reserva mundial.

Escambo

Se pegarmos a história lá no início, vamos notar que uma das primeiras formas de troca entre pessoas foi o escambo, porém esse método era difícil e muitas das vezes demorava muito tempo para se conseguir o que queria. Bastava a outra parte não ter interesse no seu produto ou objeto que a negociação não era feita.

Por muitos anos esse foi o método de troca entre pessoas e a dificuldade de transação gerava uma economia extremamente medíocre e sem um grande crescimento. Visto que o que gira uma economia é a velocidade e facilidade de trocar bens, produtos e objetos.

Sal

Então, depois de algum tempo, verificaram que existia algo que todos precisavam consumir, o sal. Desta forma por muitos anos o sal foi utilizado como moeda de troca, inclusive foi devido a ele que surgiu a palavra “salário”.

Porém o sal tinha um problema, se molhasse ele dissolvia, assim ninguém queria possuir uma moeda que sumia caso entrasse em contato com a água.

Tabela Periódica

Dessa forma, diversos povos, estudaram recursos disponíveis no mundo que pudessem ser utilizados como moeda e claro, reserva de valor.

Após muitos estudos foi descoberto os metais, únicos elementos que em temperatura ambiente não eram gasosos, líquidos ou tóxicos. Além de ser facilmente cunhado, sendo assim utilizado como unidade de conta.

 A escolha pelo ouro foi devido a sua escassez não ser tão escassa como outros metais e se destacar em meio aos outros, sendo dourado.

Características de uma boa moeda

Uma moeda para ser bem aceita pelas pessoas precisa ter algumas características como a própria aceitação comum, ser uma unidade de conta e ser uma reserva de valor.

Dessa forma as pessoas irão acumular esses recursos, poupando-os, emprestando a outros, ou seja gerando crédito e fazendo com que a economia cresça.

Um detalhe interessante é que as moedas trazem a liberdade, pois devido a facilidade de troca entre pessoas, as mesmas podem negociar o que bem entender com qualquer um.

Inflação, a destruição da moeda

Muitas pessoas pensam que a inflação é o aumento dos preços de alguns produtos, mas na verdade isso é uma consequência da inflação.

Um produto pode aumentar somente devido a procura dele e essa procura pode ser por vários aspectos desde a descoberta de alguma facilidade que esse produto traz à vida das pessoas até a descoberta de algum benefício em relação a saúde.

Inflação é a perda do poder de compra.

Analisando a história podemos notar esse efeito nos primeiros povos que cunhavam as moedas. Se olharmos para Roma, estamos falando do Denário, moeda de troca da época. 

O denário original possuía um peso aproximado de 4,5 gramas de prata e com o passar do tempo foi se reduzindo o peso da moeda até chegar próximo a 2,6 gramas de prata apenas. Isso aconteceu pois o governo verificou que com a mesma quantidade de prata conseguia-se fazer mais moedas.

O aumento de moedas ocasiona um aumento de oferta, o aumento de oferta ocasiona o aumento de preços do produto.

Efeitos devastadores da inflação

A inflação pode ter um efeito devastador para o patrimônio das pessoas com o tempo.

Por exemplo, vejo muitos defender que investimentos em imóveis são muito rentáveis, porém se pegar um imóvel comprado em meados de 1964, conseguimos verificar que dependendo do lugar o imóvel pode ter se valorizado em torno de 6 vezes o seu valor, porém se reduzir o impacto da inflação perceberá que essa diferença não é tão grande assim.

Então usar imóveis como reserva de valor não é algo tão interessante.

Dólar como reserva de valor

O mundo hoje enxerga o dólar como uma reserva de valor, não tão significativa como o ouro, mas ainda muito aceita pelo mundo.

O dólar se tornou uma reserva de valor para o mundo por dois aspectos: ele foi o último papel moeda a se desprender do lastro em metais e devido a inteligência do governo na época.

O governo Americano permitiu o fim da conversibilidade do dólar em ouro em 1971, ou seja há mais de 40 anos.

Esse fato aconteceu devido a emissão e impressão de mais dólares do que a quantidade de ouro que os Estados Unidos tinha na época. Quando essa emissão foi descoberta os países foram atrás da conversão dólar/ouro, foi então que os EUA foram obrigados a eliminar o lastro do dólar em ouro.

Porém, o governo dos EUA se deparou com uma grande desvalorização do seu papel moeda e para frear essa desvalorização e continuar com o dólar sendo referência como reserva de valor para o mundo, o tomando governo tomou uma decisão de criar um acordo que o petróleo pode ser somente negociado no mundo como o dólar, ou seja, ele de certa forma fez com que todos continuassem precisando de dólar em seus cofres.

Considerações finais

Entender o que é uma reserva de valor é extremamente importante para fazer com que seu patrimônio não perca poder de compra com o tempo.

Saber onde alocar parte do seu patrimônio para preservar de qualquer impacto mundial ou nacional faz com que o investidor fique mais tranquilo em relação à política local e mundial.

Ter uma parte da sua carteira de investimentos em algo que seja uma reserva de valor fará com que sua carteira não caia tanto em momentos de medo, indecisão ou pânico. Te tornando assim um investidor mais preparado .

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes