Sardinha ou Tubarão? Entenda o Efeito Manada

Por: Ana Luisa Borsatto

Antes de começar a ler este artigo, responda essa pergunta:

Você já passou ou conhece alguém, que agiu, não por conta própria, mas seguiu a maioria? 

Se a sua resposta foi sim, você já presenciou o comportamento de efeito manada.

E agora vou te explicar um pouco mais sobre!

O Comportamento ou o Efeito Manada?

O Comportamento de manada é uma expressão que remete a uma ação coletiva de animais de uma mesma espécie, e serve como forma de proteção, adquirida através da evolução.

Ao tratar dos seres humanos, a expressão refere-se a decisões  individuais ou coletivas, tomadas por influência de um líder ou de uma maioria. Por muitas vezes, tais decisões podem ser precipitadas ao não considerarem os riscos existentes, podendo gerar impactos negativos.

A existência de regras, padrões e códigos, influenciam pessoas e grupos a agir e pensar de maneira parecida, a manifestar opiniões ou comportar-se de modo diferente. Podendo assim, gerar algum risco ou impacto negativo para quem fez. Em um grupo, uma vez que uma ação ou comportamento ganha força, o mesmo tende a ser adotado pelos demais.

Muitas pesquisas têm mostrado que pessoas escolhem seus destinos de viagens, restaurantes, hotéis e até mesmo produtos de mercado, em razão do comportamento do grupo social em que estão inseridos. 

Afinal, você já deve ter ouvido ou até mesmo dito “você é a média das cinco pessoas que o rodeiam”. Isso porque, nós aprendemos através de exemplos, e sofremos influência das pessoas e dos ambientes que nos envolvem.

No mundo dos investimentos, isso não é diferente. 

As pessoas tendem a realizar escolhas desde a corretora, até os tipos de investimentos, comprar ou vender um ativo, em razão, ou em conformidade com o que é apresentado por um grupo.

O comportamento manada, pode levar o investidor a ignorar informações relevantes para a sua tomada de decisão, como por exemplo informações pessoais que diferem até mesmo o perfil do investidor. 

Nesse comportamento ou seguindo o efeito manada, o investidor está seguindo a conduta e decisão dos outros indivíduos, orientado talvez pela impressão que é melhor errar em grupo que sozinho.

O comportamento de alguns investidores ao seguirem a manada, possuem ainda características emocionais, onde mesmo tendo opiniões divergentes, seguem os demais agentes, por serem influenciados por uma “pressão” social para seguir uma conformidade, ou ainda, por um “apelo” de que haja pouca probabilidade de um grande número de pessoas estarem erradas.

Assim, são desenvolvidos estudos na área das finanças comportamentais, que buscam compreender os vieses que podem levar o investidor ao erro, sem que perceba. 

Todos estamos sujeitos a emoções, o que limita nossa racionalidade, impactando na tomada de decisão e refletindo nos investimentos. 

Sofremos grande influência de informações recebidas, ainda mais, quando em forma de relato, pois possuem apelo sentimental, o que afeta nossa capacidade de julgamento, principalmente relatos provenientes de um grupo.

Em resumo, o efeito manada no mercado financeiro ocorre quando muitos investidores utilizam a mesma estratégia de investimentos em um determinado espaço de tempo.

Investidor: Tubarão ou Sardinha? 

Com frequência, no mercado de ações são utilizados alguns termos que fazem referência aos animais como o Touro e o Urso, Tubarão e Sardinha, entre outros. Mas como aqui neste artigo queremos compreender sobre o efeito manada, vamos compreender sobre o Tubarão e as Sardinhas.

As sardinhas são pequenos peixes que andam em grupo, o que conhecemos como cardumes, e a principal explicação para formarem o grupo é para a proteção contra predadores, assim ao moverem-se em sincronia, criam a aparência de serem maiores.

Lembra que no início do artigo expliquei que o comportamento em manada de animais serve como modo de proteção? 

Dessa mesma forma agem as sardinhas. No mercado financeiro, as sardinhas são aquelas que andam em grupo e seguem esse “movimento de manada”. 

Na bolsa de valores é o efeito onde as pessoas guiam-se pela maioria, sem analisar de maneira completa um determinado assunto para a tomada de decisão.

Ainda, o termo Sardinhas, é utilizado para pequenos investidores, que possuem um capital mais “frágil”, e correm maiores riscos. 

Então podemos ser investidores Sardinha, nos dois sentidos: por andar em cardume (efeito manada) e por não possuir um capital financeiro tão significativo.

No mercado financeiro, enquanto as Sardinhas são pequenos investidores, os grandes são conhecidos como Tubarões. 

De forma metafórica, os tubarões são responsáveis por “caçar” as sardinhas, e por isso, a grande maioria das pessoas não gosta de ser chamada de sardinha. Mas vamos refletir um pouco sobre essa lógica. 

Se ser um grande tubarão, significa possuir um mercado significativo, suficiente para gerar um movimento no cenário das negociações , não faria mais sentido atacar um alvo muito maior que pode lhe trazer grandes retornos ao invés de atacar pequenos alvos, nesse caso, as sardinhas? 

No mercado geralmente é assim que isso acontece. Essa lógica é bem confusa, pois na prática, os tubarões não estão buscando as sardinhas, visto que, podem conquistar maiores retornos através de grandes players do mercado. 

Por possuírem patrimônio muito volumoso, as decisões dos tubarões do mercado possuem peso diferente. Assim, seus movimentos e ações, dentro do mercado, geram efeitos significativos. 

Se você gostou desse conteúdo e quer conhecer mais sobre investidor Sardinha e Tubarão, leia nosso artigo que conta a história resumida da varejista de vídeo games GameStop, onde um grupo de investidores “amadores” põe em prática um plano para enriquecer e causar estragos no mercado de ações. Será que nessa história, as Sardinhas irão “caçar” os tubarões? 

 

 

 

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes