TAXA SELIC: POR QUE SOBE OU CAI?

Por: Kim Zogby

Antes de entendermos os motivos que levam a Selic baixar ou aumentar é importante entendermos os conceitos: o que é a taxa Selic? Para que serve? Qual é a importância dela?

A taxa Selic, abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é a taxa básica de juros da economia brasileira.

Ela é definida e divulgada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que é responsável pela política monetária do Banco Central do Brasil.

O Copom se reúne periodicamente, a cada 45 dias, para analisar a conjuntura econômica e tomar decisões sobre a taxa Selic.

Se o objetivo for estimular a atividade econômica, o Copom pode reduzir a taxa Selic, tornando o crédito mais barato e incentivando o consumo e o investimento.

Por outro lado, se o objetivo for controlar a inflação, o Copom pode aumentar a taxa Selic, encarecendo o crédito e desestimulando o consumo.

O Brasil viveu esses dois cenários em pouco tempo de diferença. Em fevereiro de 2020 antes de iniciar a pandemia no Brasil a taxa de juros estava em 4,25%.

Com o grande número de empresas fechando, pessoas precisando de emprego, e um medo do que poderia acontecer com do futuro, o Banco Central diminui para 2% a taxa de juros, com o objetivo de estimular a economia e facilitando a retirada de empréstimo em instituições financeiras

Com o passar do tempo isso foi gerando um aumento grande na procura por produtos, por mercadorias, gerando um aumento significativo nos preços. Quanto maior a procura, mais os preços vão inflacionando.

O IPC-A, índice de preços ao consumidor amplo, medido pelo IBGE, registrou um aumento nos preços de um ano para o outro. Em 2020 a inflação no Brasil pulou de 3,21%, para 8,30% em 2021 e aumentou ainda mais em 2022 com 9,28%

E um país com uma inflação alta acaba não sendo interessante, afinal quem gosta de pagar mais pelo preço que vale?

Por isso existe o Conselho Monetário Nacional (CMN) composto pelo Ministro da Economia, pelo presidente do Banco Central do Brasil e pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia. A meta de inflação é definida para um período de um ano, chamado de horizonte de tempo.

E o Banco Central, órgão executor do nosso sistema financeiro nacional é responsável por executar essa meta estabelecida pelo CMN e utiliza a taxa Selic com um balizador para que possa controlar ou estimular a economia.

E de que forma o aumento da taxa Selic ou a queda pode influenciar nas minhas aplicações?

Quando falamos sobre o nosso patrimônio é importante procurarmos sempre um profissional capacitado para nós auxilia nessa tarefa. O assessor de investimentos faz esse papel de proteger e rentabilizar melhor seu patrimônio.

Quando a taxa Selic está em valores altos como ficou grande parte do tempo de 2022 e 2023, as aplicações atreladas ao CDI proporcionam um crescimento maior no seu rendimento. E títulos atrelados ao IPC-A + não tende tanto a aumentar no curto prazo

Porém precisamos estar atendo as mudanças, por isso a importância de um assessor de investimentos que antecipa as movimentações do mercado.

Se a tendência é nos próximos messes os juros caírem, é interessante alocarmos em investimentos Pré -fixados, pois não importa se os juros caiam ou subam, você sabe quando vai ganhar ao ano.

Os juros futuros caindo, é interessante alocarmos parte do nosso patrimônio em investimentos com um pouco mais de risco como a renda variável e mais uma vez o assessor terá um papel importante nesse trabalho com você.

Posso estar auxiliando nesse processo. Entre em contato conosco da Experato Investimentos.

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes