Vacinação contra o Covid-19 irá guiar o andamento dos mercados

Por: Eliseu Manica

Recentemente tivemos uma semana volátil no mercado brasileiro de investimentos. Em um dia tivemos o mercado achando que o Governo iria interferir nas empresas estatais; em outro dia tivemos o andamento da MP para privatização da Eletrobrás, reforço na possibilidade de privatização dos Correios e o vazamento da remuneração do Conselho de administração e diretores da Petrobrás, cujo patamar foi o dobro da média de anos anteriores, nominalmente e percentualmente perante o percentual de receita da Companhia, validando em parte o movimento realizado pelo Presidente da República de alteração na presidência da Petro, que ainda não está confirmada, eis que o Estatuto exige que o presidente tenha experiência no setor petrolífero, que não é o caso do General Luna e Silva. Abaixo segue a remuneração dos administradores da Petrobrás:

Dado esse movimento de possível interferência estatal nas empresas de capital aberto, tivemos uma saída recorde de estrangeiros posteriormente a esses fatos mencionados acima, sendo um valor de R$ 9,2 bilhões de saída por parte dos estrangeiros entre os dias 21 a 26 de fevereiro de 2021.
Além dessa possível interferência estatal outros dados vêm pesando. O Lockdown que está sendo feito por uma grande número de estados no Brasil e a desaceleração na velocidade da vacinação também vem pesando. Estamos em um momento que estamos atingindo ápices de infectados de Covid no Brasil. No Rio Grande do Sul, o número de confirmados de Covid-19 em leitos clínicos e UTI, como podemos ver abaixo:

Já de modo geral o Brasil também está com uma média próxima das máximas de novos casos e, infelizmente, estamos voltando para as máximas de alguns meses atrás:

E a perspectiva de melhora?
Podemos pegar os dados de como está o andamento do percentual da população total vacinada entre os países e a perspectiva de vacinação do grupo de risco…
Atualmente, o Brasil já está com 6,53 milhões de pessoas vacinadas e é o nono país em termos de população de pessoas vacinadas. Temos 3% da população vacinada desde o início da vacinação em massa, iniciada há 3 semanas. Israel já possui mais de 50% da população, Emirados Àrabes com mais de 30%, assim como o Reino Unidos. Bahrein, Estados Unidos com mais de 15% da população. O que chama atenção, especialmente quanto aos dados americanos, é que diariamente 2,5 milhões de doses vêm sendo administradas diariamente e isso tende a ter mais de 80% população imunizada em meados de abril…

Lembrando: em 3-4 semanas, o Brasil teve 6,5 milhões de imunizados e os Estados Unidos, está com média de 2,5 milhões diárias e que podem chegar a 3 milhões de doses. Fazendo um paralelo e usando as 3 semanas do Brasil, enquanto os Estados Unidos terão 52,5 milhões de imunizados em 3 semanas, no Brasil tivemos 6,5 milhões, ou seja, 12,3% dos números americanos.
A rapidez na aplicação da imunização certamente está sendo vista pelos investidores e isso vem sendo refletido no preço dos ativos. Maior a velocidade da imunização, maior a possibilidade de uma volta normal da economia e do mercado, provavelmente isso que vem pesando (também) no mercado brasileiro somado ao possível aumento da interferência estatal, inclusive o Brasil andando menos que os pares na América Latina, em dólar…

Incentivos também auxiliam na retomada da economia
Recentemente tivemos mais um pacote de incentivos na ordem de US$ 1,9 bilhões nos Estados Unidos, pacote esse agora do novo presidente eleito, Joe Biden. Esse valor somado com os valores já disponibilizados anteriormente, totaliza quase 25% do PIB. Como comparativo, o Brasil já disponibilizou cerca de 8% do PIB…

A diferença da ajuda realizada nesse momento do Covid-19, com a Crise de 2008, é que o dinheiro está indo grande parte diretamente para os indivíduos. Na Crise de 2008, grande parte do dinheiro ficou parado nos bancos. Com os recursos indo para os indivíduos, parte desse capital tende a fluir para o mercado de capitais. Nas últimas 16 semanas tivemos recorde de fluxo de capital mundial ingressando no mercado de ações, como podemos ver abaixo:

Grande quantidade de dinheiro no mercado = cuidado, cautela com alguns possíveis excessos e aumento do risco de inflação


Com todos esses incentivos e esse dinheiro fluindo no mercado, aumenta o risco de inflação e de excessos. Expectativa de inflação no mundo todo vem aumentando. No Brasil, o IGPM passou dos 27% nos últimos 12 meses e o IPCA vem aumentando. Ter investimentos com proteção contra a inflação é o que venho comentando aqui há alguns meses. Diversificação de ativos é outro item a ser observado. Nos EUA a expectativa de alta na inflação também vem acontecendo como podemos ver abaixo, segundo a Universidade de Michigan, nos próximos 5 a 10 anos, como podemos ver abaixo…

e a cautela…
Nos EUA o indicador do Goldman Sachs sobre as condições do mercado financeiro está nas máximas. É notório que estamos com excessos em algumas empresas como Tesla (que fatura 25x menos que as montadoras de carros somadas e tem valor de mercado maior que as 9 maiores montadoras de carros do mundo) além de excesso nos bonds que estão pagando perto de zero.. abaixo seguem os dados do indicador do Goldman Sachs, um dos maiores bancos de investimentos do mundo..

Outro sinal de alerta é o yeld dos bonds de 10 anos do Governo Americano que estão ultrapassando o retorno dos dividendos das empresas de capital aberto do S&P500. É muito mais seguro investir em títulos públicos do que em ações caso o investidor esteja pensando apenas no recebimento de dividendos…

Em resumo, acredito que há grandes oportunidades no mercado, principalmente em ativos que ainda não andaram, no caso, o Brasil. Cabe lembrar que é nos momentos de maior stress que estão as maiores oportunidades. O andamento da vacinação vai ajudar a ditar o rumo dos mercados no curto prazo, porém sempre os fundamentos é que prevalecem no longo prazo. No Brasil, balanços como os da Petrobrás, Vale, Minerva, Usiminas, CSN, Movida, Locamérica e Pão de Açúcar, vieram muito bem, com empresas gerando muito caixa e diminuindo dívidas e alavancagem. Em tempos de alguns excessos, mais do que nunca é necessário o filtro na compra de bons ativos. Existem oportunidades!

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes