12 vantagens dos Fundos Imobiliários em relação ao imóvel físico. Carteira de FII.

Por: Bruno Rocha

A imagem a seguir, é um estudo de uma carteira de fundos imobiliários e demonstra como o FII é uma grande opção para quem quer RENDA PASSIVA MENSAL, que origina-se de alugueis de imóveis.
O entendimento dos FIIs é bem simples, um imóvel comercial alugado gera renda aos cotistas donos dos FIIs, que por sua vez recebem sua renda mensal em conta.

Carteira FII

Vantagens

As principais vantagens de ter FIIs em relação aos imóveis físicos:

  1. Investimento inicial baixo, ou seja, grande parte de FIIs custam cerca de R$ 100,00 uma cota, onde o pequeno investidor pode começar a montar sua estratégia de carteira em imóveis.
  2. Baixo custo de entrada, ou seja, o custo de entrada é praticamente zero comparando com um imóvel físico. Estou dizendo comparar a corretagem com as custas cartorárias que envolve um imóvel.
  3. Os rendimentos são livres de impostos, diferentemente de imóveis físicos que a renda de aluguel deve ser incluída na tabela progressiva de I.R. (27,5%).
  4. Possibilidade de diversificação, ou seja, comparando com o imóvel físico de UM apartamento de cerca de R$ 500 mil, com este mesmo valor seria possível comprar todos os fundos listados, sendo mais de 1000 imóveis.
  5. Ser dono de imóveis grandiosos como shopping centers, lajes corporativas em lugares inacessíveis mais caros de grandes centros urbanos, agências bancárias, galpões logísticos, etc.
  6. Ser dono de bons imóveis atrai bons inquilinos.
  7. Como a diversificação em FIIs tem infinitas possibilidades, o risco de não ter renda em um determinado mês é impossível, já em imóveis físicos e isolados, esse risco aumenta muito, e quase sempre frequente.
  8. Comodidade em não ter arranjar inquilinos. O gestor do fundo faz tudo em defesa dos cotistas, contratos, administração, etc… Comparando com imóveis físicos esse é um motivo de grande preocupação.
  9. Não se preocupar com a administração e nem a manutenção dos imóveis, isso porque o gestor faz tudo, do aluguel recebido mensalmente o gestor reserva parte do valor para manutenção dos imóveis, e distribui o restante.
  10. Poder de compra praticamente garantido ao longo do tempo, ou seja, se estiver em um fundo bem administrado, o valor recebido será atualizado ao longo do tempo de acordo com os ciclos econômicos e a valorização do imóvel.
  11. Possibilidade de liquidez rápida, diferente dos imóveis físicos, depois da venda do FII o valor fica disponível em conta em TRÊS DIAS, ou seja, caso o investidor tenha que se desfazer do investimento o retorno é muito ágil. E no FII ainda tem a vantagem da venda ser parcial e no valor que deseja, ao contrário do imóvel físico.
  12. Renda média de FIIs 0,65% a.m. líquidos, já a renda média de imóveis físicos corresponde 0,35% a.m. bruto e ainda precisa calcular o I.R. que poderá chegar a 27,5% dependendo da renda anual total.

Desvantagem em relação ao imóvel físico.

  1. Os donos das cotas de fundos imobiliários não podem utilizar os imóveis para benefício próprio.

Aviso

Os FIIs são instrumentos investimentos em renda variável e as cotas são negociadas em bolsa de valores, sendo assim as cotas sofrem alteração de preços a todos os momentos. As cotas sofrem variação de preços levando em conta os ciclos econômicos, a taxa de juros básica, e a dinâmica interna de cada fundo. Por isso é importante solicitar ajuda na hora de investir e diversificação entre os investimentos.
Entre em contato por e-mail: bruno@centraldoinvestidor.com

LEIA TAMBÉM

→ Imposto na renda variável: como postergar ou até mesmo não pagar (dentro da lei).

→ As maiores altas dos últimos 20 anos.

→ O que são REITs e como investir. 

→ Vou comprar um imóvel e ter rendimento pro resto da vida! Será?

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes