O que é OPA? Entenda como ocorre e os impactos ao investidor

Por: Ana Luisa Borsatto

Entenda quais são os impactos da OPA para o investidor, quando uma empresa decide fechar seu capital, ela passa pelo processo conhecido como OPA (Oferta Pública de Aquisição de Ações).

Como a OPA impacta o investidor

Você deve estar se perguntando, por que uma empresa desiste de negociar suas ações após todo o trabalho necessário para abrir seu capital?

Como isso gera impactos ao investidor? Como é realizado esse processo? Se essas dúvidas já lhe surgiram, esse artigo pode lhe ajudar a entender ainda mais sobre o mercado de ações.

Principais pontos que serão abordados neste artigo:

O que é Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA)?
Como ocorre o processo de Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA)?
Qual a diferença de OPA, IPO e follow-on?
Por que empresas fecham capital?
Os impactos da operação para o investidor

O que é Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA)

Segundo a B3, a Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) “é um procedimento que visa conferir a todos os acionistas de determinada companhia aberta a possibilidade de alienar as ações de sua propriedade, em igualdade de condições, em situações que envolvam alterações significativas na composição acionária da companhia”.

Normalmente a oferta pública de aquisição de ações envolve o fechamento total do capital da empresa, no entanto, em alguns casos o fechamento pode ser parcial, tendo a empresa como estratégia, aumentar o controle do negócio a partir de um grupo de acionistas, por exemplo.

Para realizar a oferta pública de aquisição, ou seja, quando a companhia deseja fechar seu capital, os acionistas majoritários ou grupo controlador, adquire os títulos que estão em posse de sócios com menores participações.

Neste processo, para a empresa poderá ser interessante no que tange a controle de suas decisões, concentradas em poucos sócios.

Como ocorre o processo de Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA)

Antes de realizar a Oferta Pública de Aquisição de Ações, é necessário que a companhia realize o comunicado aos seus acionistas por meio de Fato Relevante.

Após realizado o comunicado, a companhia possui o prazo de 30 dias para realizar o pedido de fechamento de capital, junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Comissão de Valores Mobiliários, responsável por regular e fiscalizar o mercado de capitais no Brasil, possui 60 dias após receber o pedido de fechamento de capital, para aceitar ou não a solicitação.

Durante o período de análise, a empresa deve divulgar a oferta pública de ações junto ao mercado.

Como a OPA impacta o investidor

Sendo aprovado, inicia-se a segunda etapa para o fechamento de capital, onde define-se o preço justo por ação.

Para isso, conforme exige a CVM, quem deve realizar isso, é uma empresa externa e especialista, que irá analisar o patrimônio líquido por ação, o preço médio dos últimos 12 meses, fluxo de caixa futuro e outras análises consideradas fundamentalistas da empresa.

Após chegar ao preço sugerido para as ações, a empresa realiza votação em assembleia, sendo necessário que 90% dos sócios aceitem o preço dos ativos para que a oferta pública de aquisição possa ter seguimento.

Caso não ocorra aprovação, é convocada nova assembleia, onde uma nova avaliação é apresentada.

Havendo consenso do preço sugerido, o passo seguinte é a divulgação da data limite de venda, preço das ações e demais detalhes da OPA, sendo comunicado através de veículos de imprensa e publicação em órgãos públicos oficiais.

Qual a diferença de OPA, IPO e follow-on

Você já deve ter percebido que OPA e IPO são processos opostos.

Como a OPA impacta o investidor

Ao realizar o processo de IPO a companhia está colocando suas ações à venda pela primeira vez na bolsa de valores, sendo considerado um dos momentos mais importantes de uma organização, pelo qual a empresa está buscando novas fontes para financiar suas atividades.

No processo de OPA, a companhia pretende fechar capital, com isso busca reduzir o número de acionistas, ou, concentrar o controle do negócio para sócios específicos,

O objetivo do follow-on é o mesmo do IPO, captar novos recursos para realizar as atividades da empresa, a diferença é que nesse processo, a companhia já possui capital aberto.

No follow-on , a oferta pode ser primária ou secundária, tendo ainda outra peculiaridade destas ações poderem ser para um grupo de investidores determinado ou para o público em geral.

Por que empresas fecham capital

Existem alguns motivos que podem levar uma organização a querer realizar uma oferta pública de aquisição.

Uma das situações é quando se espera que a empresa veja um potencial de crescimento, podendo ser interessante adquirir todo ou parte de seu controle.

Outro motivo que pode levar a realização da OPA, é quando os controladores da organização acreditam que o preço das ações está abaixo do preço justo.

Ou ainda, quando a empresa está gerando bons resultados, podendo haver sobra de caixa, a empresa pode desistir de captar recursos de terceiros para seus financiamentos.

Independente do motivo, a Oferta Pública de Aquisição nem sempre é vista com bons olhos pelo mercado, isto porque acaba reduzindo o número de empresas disponíveis na bolsa, podendo enfraquecer o mercado acionário.

Os impactos da OPA para o investidor

Até aqui já deve ter ficado claro pra você o que representa a Oferta Pública de Aquisição de Ações e o processo em que ocorre, mas é preciso que você perceba ainda, como a OPA impacta nos investidores, afinal é possível que você tenha ações de empresas que irão fechar capital em algum momento.

Vimos que para as empresas, elas encontram vantagens em realizar a OPA, mas será que para o investidor essa oferta é favorável? Como a OPA impacta o investidor?

Ao realizar a OPA a empresa reduz as oportunidades de investimento, onde suas ações não serão mais negociadas na bolsa de valores, além de, reduzir consideravelmente a liquidez de seus títulos.

Como já tratei anteriormente, ao realizar a OPA a empresa reduz as oportunidades de investimento, onde suas ações não serão mais negociadas na bolsa de valores, além de, reduzir consideravelmente a liquidez de seus títulos.

Deste modo, a OPA impacta o investidor, pois ele passa a ter uma maior dificuldade em negociar esses títulos.

Ainda, um importante ponto é quanto à governança corporativa, isso porque as empresas de capital aberto, precisam cumprir algumas exigências que referem-se a demonstração contábil, informativos e demais informações relacionadas à transparência da companhia.

Porém, com o fechamento de capital, muitas destas normas passam a não ser mais uma exigência.

Por isso, é muito importante que os investidores que possuem ações em carteira, devem acompanhar esses eventos, para compreender e defender os seus próprios interesses como acionistas e poder monitorar o patrimônio.

Agora que você entendeu o processo e o que é OPA, já se lembrou de alguma companhia que tenha fechado capital?

O Nubank pode ser um exemplo.

  • Em setembro de 2022, pouco mais de 9 meses depois de ter realizado IPO, o Nubank surpreendeu o mercado anunciando a sua saída da B3. A empresa havia informado ao mercado que a sua saída teve como propósito ampliar a eficiência e minimizar os impactos por estar listada em duas bolsas – a B3 e Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

Espero que este artigo possa ter ajudado você a entender melhor sobre os impactos da OPA para o investidor e, assim, você possa ter mais subsídios para monitorar sua carteira e acompanhar os resultados da melhor maneira, alcançando seus objetivos com os investimentos.

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes