Juros Compostos – A oitava maravilha do mundo?

Por: Renan Schaefer

Existe uma frase bastante famosa atribuída ao gênio da física Albert Einstein, “juros compostos são a oitava maravilha do mundo, aquele o entende, ganha, quem não entende, paga”, apesar de não saber se a frase foi falada mesmo por Einstein, o fato é que, ao entender o mecanismo dos juros compostos, o investidor pode usá-lo ao seu favor, e o tempo passa a ser o seu maior aliado, nesse sentido, quanto mais tempo aplicados os recursos, maior a perspectiva de retorno do mesmo.
Por exemplo, ao se investir R$10.000,00, a uma taxa anual de 5%, via juros simples, o investidor receberá R$500,00 por ano. Por outro lado, ao se investir a mesma quantia, na mesma taxa de juros, via juros compostos, o investidor receberá sempre um valor superior, como ilustra a imagem abaixo, e logo, quanto maior o prazo maior a diferença dos valores.

Diferença entre Juros Simples e Juros Compostos no tempo


Logo, quanto maior o prazo do investimento, proporcionalmente maior tenderão a ser os retornos obtidos. Por outro lado, ao sacar os recursos da aplicação, o investidor não só estará reduzindo os recursos investidos, mas também estará deixando de ganhar os juros compostos que aquela quantia retirada teria acumulado durante o período de investimentos.
Em um momento de taxas de juros em queda, atingindo mínimas históricas, uma pequena diferença nesta taxa de juros faz uma diferença bastante grande, como ilustra novamente a figura abaixo.
Planilha de Juros Compostos

Baixe agora a planilha de Juros Compostos


Este princípio de juros compostos se aplica tanto para investimentos de renda fixa, como em renda variável. Por exemplo, ao aliarmos tanto o fator longo prazo, com o fator juros compostos, com uma gestão de recursos de ponta, pode-se ter retornos fantásticos, como foi, por exemplo, o caso do Fundo Verde, do famoso gestor Luis Stuhlberger, que rendeu aproximadamene 14.875% desde 1997, ano de seu lançamento.

Imagem 3: Histórico rentabilidade Fundo Verde. Fonte: http://www.verdeasset.com.br/performance/lista-de-fundos/


Ou seja, quando tem-se paciência, conta-se com uma equipe dedicada e focada na busca de resultados para o cliente, tendo os juros compostos como parceiro, os resultados podem ser fenomenais. O grande objetivo ao se investir, seja em renda fixa, renda variável, fundos de investimentos, é buscar ter retornos compatíveis com o risco do perfil do investidor, para que, lá na frente, seja possível desfrutar dos benefícios da oitava maravilha do mundo. Assim como para se aprender, nunca é tarde para se começar a investir, faça com que seu dinheiro trabalhe para você, e não o contrário, sabendo utilizar os juros compostos a seu favor, os resultados ao longo do tempo poderão surpreender.

LEIA TAMBÉM

→ Depois de subir mais de 20% em 2017, o Ibovespa está caro ou barato?

→ O que esperar de 2018? ( e como se preparar para o que pode vir)

→ A importância da saúde física e mental em nossas operações

Disclosure

Este relatório foi preparado pela equipe de análise de investimentos da Experato Investimentos. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Experato Investimentos.
Este relatório é distribuído somente com o objetivo de prover informações e não representa uma oferta de compra e venda ou solicitação de compra e venda de qualquer instrumento financeiro. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte da Experato Investimentos garantia de exatidão dos dados factuais utilizados. As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Este produto é indicado, sobretudo, a investidores cujo perfil haja sido definido como Moderado, Dinâmico, Arrojado, de acordo com a Política de Suitability empregada.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste material, limitadas às companhias objeto de sua análise, nos termos do art. 17 da Instrução CVM 483:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste material refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a demais empresas do Grupo Experato.
A remuneração do(s) analista(s) de investimento está, direta ou indiretamente, influenciada pelo resultado proveniente dos negócios e operações financeiras realizadas pela Experato Investimentos.

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes