Política monetária: O que é e como isso afeta sua vida

Por: Gustavo Urasaki

O tema de macroeconomia pode parecer chato para algumas pessoas, porém é essencial para todas as pessoas, visto que ela influencia nossa vida cotidiana, desde o preço do pão até a organização de nossas viagens.

O objetivo desse artigo não é te encher de teorias chatas, mas sim te explicar com exemplos práticos como as ações do governo influenciam sua vida.
Fique comigo até o final do artigo e entenda:

1. O que são políticas macroeconômicas

2. Tipos de políticas macroeconômicas

2.1 Política expansionista

2.2 Política contracionista

3.Política monetária

4.Instrumentos da política monetária

4.1 Operação com títulos públicos no mercado aberto (Open Market)

4.2 Taxa de depósitos compulsórios

4.3 Taxa de redesconto

4.4 Taxa de juros

5. Conclusão

 

1. O que são políticas macroeconômicas

Políticas macroeconômicas são um conjunto de ações adotadas para o controle de indicadores econômicos do país, como inflação e taxa de juros.

Essas ações podem ser através do controle de moeda em circulação, de alterações em impostos e taxas, dentre outras.

 

2. Tipos de políticas macroeconômicas

Existem dois tipos de políticas que podem ser adotadas de acordo com a necessidade do país:

  • 2.1 Política expansionista

A política expansionista tem como objetivo o crescimento da economia, aumento de transações comerciais e aumento no número de empregos. 

Esse cenário é maravilhoso, certo? 

Depende. Se a economia estiver muito aquecida, com um maior número de pessoas empregadas e ganhando mais, haverá um aumento de demanda sobre os produtos, o que irá gerar inflação. 

A inflação, é basicamente, a perda do poder de compras do dinheiro. 

Em outras palavras, os produtos ficam mais caros.

Colocando em exemplos, imagine que o governo está adotando políticas expansionistas, e a população está mais empregada e com maiores salários. Logo, as pessoas poderão consumir itens mais caros, como por exemplo, o filé mignon. 

Com o aumento da demanda pelo filé mignon, o preço dele também se tornará mais caro. 

Dessa forma, teremos a inflação deste item.  

Para controlar esse tipo de situação, o governo pode adotar uma política contracionista.

  • 2.2 Política contracionista

A política contracionista é o contrário da expansionista. Nela o objetivo é estagnar/reduzir o crescimento econômico, salários, empregos, dentre outros, para, principalmente, controlar a inflação.

No exemplo do filé mignon, o governo tentará reduzir a demanda para que o preço volte ao patamar anterior. Com menos demanda, o preço do item tende a diminuir.

Dessa forma, a inflação foi controlada, porém o crescimento econômico também reduziu, visto que há menos comercialização de bens.

3. Política monetária

A política monetária é responsável por controlar a quantidade de moeda em circulação na economia.

O principal objetivo desse tipo de política é o controle da inflação.

É importante abrirmos um parêntese aqui para falar que nem toda inflação é ruim. O próprio governo realiza um estudo de uma inflação saudável para que tenhamos um crescimento econômico.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão que define a inflação meta do país.

Essa meta é importante para dar uma previsibilidade para todos os agentes econômicos, para que todos consigam planejar suas ações e atividades.

O responsável por executar os instrumentos e garantir que essa meta (com tolerância ± 1,5%) seja cumprida é o Banco Central (BC).

Além do controle da inflação, a política monetária tem como objetivos:

  • crescimento e desenvolvimento econômico (PIB);
  • aumento e manutenção de empregos;
  • equilíbrio de transações econômicas com o exterior;
  • distribuição de riqueza e renda.

A política monetária deve ser utilizada com muita atenção, pois deve haver um equilíbrio entre o controle da inflação e os demais objetivos.

Em uma política monetária expansionista, há a injeção de dinheiro na economia. Dessa forma, há um incentivo a novos investimentos, gerando um crescimento econômico, aumento de empregos, e melhoria dos demais objetivos, porém a inflação também aumenta, reduzindo o poder de compra da população. 

Por outro lado, em uma política monetária contracionista, há a retirada de dinheiro em circulação. Dessa forma, a inflação é controlada/reduzida, em contrapartida, os demais objetivos também reduzem ou são estagnados.

4. Instrumentos da política monetária

O Banco Central dispõe de quatro instrumentos de política monetária:

  • 4.1 Operação com títulos públicos no mercado aberto (Open Market)

Nesse primeiro instrumento o governo pode injetar ou retirar dinheiro de circulação através da compra ou venda de títulos públicos (Tesouro Direto).

Ao vender títulos públicos, o governo recebe dinheiro em troca de títulos, dessa forma ele retira dinheiro de circulação. Com isso, haverá uma retração na economia e controle de inflação (política contracionista).

Ao comprar títulos, o governo coloca mais dinheiro em circulação, aumentando o crescimento econômico e, em contrapartida a inflação (política expansionista).

  • 2.2 Taxa de depósitos compulsórios

O principal negócio dos bancos é pegar dinheiro de quem tem “sobrando” e emprestar à taxas maiores para quem tem “faltando”.

Porém, os bancos não podem pegar todo o dinheiro que você deposita nele e emprestar para outra pessoa. 

O Banco Central (BC) exige que os bancos depositem parte desse valor no próprio BC, por isso o nome “compulsório”.

Nesse instrumento o BC pode exigir um percentual maior ou menor de depósito, aumentando ou diminuindo o dinheiro em circulação.

Aumento da taxa compulsória 🡪 menos dinheiro em circulação (Contracionista)

Redução da taxa compulsória 🡪 mais dinheiro em circulação (Expansionista)

  • 4.3 Taxa de redesconto

Os bancos não podem encerrar o dia emprestando mais dinheiro do que recebem. Caso isso ocorra, eles possuem duas opções: pegar dinheiro emprestado de outros bancos (CDI), ou pegar direto no Banco Central (BC). 

Para emprestar dinheiro para um banco, o BC cobrará uma taxa, que é chamada de taxa de redesconto. 

Caso o BC aumente a taxa de redesconto, os bancos evitarão emprestar muito dinheiro para reduzir a necessidade de pegar empréstimos com o BC. Com isso, reduzirá a quantidade de dinheiro em circulação (Política contracionista).

Em caso de redução da taxa de redesconto, os bancos não se importarão de pegar empréstimo com o BC e colocará mais dinheiro na economia (Política expansionista).

  • 4.4 Taxa de juros

Esse é o instrumento mais conhecido pela população que é a famosa taxa Selic, que é mostrada nos jornais.

A taxa Selic é, basicamente, a taxa de referência de todas as outras taxas. Ela representa o custo do dinheiro.

Todos os dias você tem que tomar decisões financeiras se gasta ou guarda seu dinheiro. 

Quando a taxa Selic está alta, você terá melhor rentabilidade caso deixe seu dinheiro investido.

Por outro lado, quando a taxa está baixa, você tende a gastar ou buscar um investimento mais rentável, que no geral será na ‘economia real’, investindo em sua empresa, em ações, ou mesmo gastando mais e fazendo a economia “girar”.

Além disso, com a taxa alta, os juros pagos em empréstimos, por exemplo, também ficarão maior. Dessa forma, você evitará pegar créditos (Política contracionista).

Por outro lado, com a taxa baixa, você pode pegar créditos a juros baixos, o que incentiva, por exemplo, financiamentos imobiliários e veiculares, fazendo com que tenha mais dinheiro em circulação (Política expansionista).

5. Conclusão

O Conselho Monetário Nacional (CMN) possui uma grande responsabilidade na definição da inflação meta, definindo a inflação saudável para equilibrar a perda do poder de compra da moeda com o crescimento econômico do país.

Já o Banco Central é o responsável por utilizar os quatro instrumentos de política monetária para cumprir a inflação meta, que são a Operação com títulos públicos no mercado aberto (Open Market), a Taxa de depósitos compulsórios, a Taxa de redesconto e a Taxa de juros.

A política monetária é apenas uma das políticas utilizadas, também existem as políticas fiscal e cambial.

Agora que ficou mais simples entender as consequências das ações do BC em sua vida, compartilhe esse artigo com outras pessoas.

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro das novidades



    Acompanhe nossas redes